O Autódromo de Interlagos faz parte da história da Fórmula 1. E não somente pelas corridas emocionantes e resultados imprevisíveis. Mas também em razão das vitórias marcantes de brasileiros, levantando o público presente nas arquibancadas no tradicional circuito.
Leia Mais: Fórmula 1: George Russell relembra corridas icônicas de Interlagos
Ao longo de 53 corridas no Brasil, entre São Paulo e uma breve passagem pelo Rio de Janeiro, apenas cinco pilotos brasileiros subiram ao lugar mais alto do pódio. No total, foram nove vitórias. Algumas delas deixaram marcas na memória nacional e da Fórmula 1.
Confira abaixo os triunfos mais emocionantes dos brasileiros em casa:
1973 – EMERSON FITTIPALDI
Já com status de campeão mundial, Fittipaldi obteve a primeira vitória nacional no GP brasileiro. Ele já era o primeiro campeão do País na F-1, com o título obtido no ano anterior.
1975 – JOSÉ CARLOS PACE
Conhecido como o piloto que era promessa de título, Pace venceu sua única corrida na F-1 justamente em Interlagos. Dois anos depois, morreu num acidente de avião. Hoje batiza o autódromo com o seu nome. E, curiosamente, tem seus restos mortais enterrados no local.
1986 – NELSON PIQUET
Piquet brilhou na época em que o GP brasileiro era disputado em Jacarepaguá, no Rio. Lá obteve duas vitórias. A mais famosa é a primeira, com dobradinha com Ayrton Senna, que largou na pole, mas perdeu a liderança para o rival no começo da prova.
1991 – AYRTON SENNA
A aguardada primeira vitória do tricampeão mundial foi marcada pelo sofrimento e pelo desgaste físico. Com sérios problemas no câmbio, ele cruzou a linha de chegada em frangalhos e quase não conseguiu levantar o troféu no pódio. A festa contou com uma histórica invasão da pista.
2008 – FELIPE MASSA
O segundo triunfo de Massa em casa teve festa e frustração separadas por poucos segundos. Na última corrida do ano, ele precisava vencer e torcer para Lewis Hamilton chegar, no máximo, em sexto lugar. Todo o cenário se confirmava até a última curva do traçado na volta final da prova, quando o inglês subiu para o quinto lugar e assegurou o título por apenas um ponto no campeonato.
