A série Tremembé, lançada na semana passada pelo Amazon Prime Video, já é um dos grandes sucessos nacionais do streaming e rende diversas discussões nas redes sociais sobre os personagens. Contudo, para além dos criminosos já conhecidos, como Suzane Von Richthofen (Marina Ruy Barbosa) e Elize Matsunaga (Carol Garcia), os espectadores ficaram curiosos com mais uma presidiária, a Poliana.
Interpretada por Letícia Tomazella, essa personagem usa um pseudônimo para retratar uma detenta da penitenciária de Tremembé II que cometeu um crime chocante: ela filmou as próprias irmãs, na época, com 3 anos de idade, sendo estupradas. A mulher foi condenada a 29 anos de prisão.
De acordo com o Tec Mundo, a autora do crime é Luciana Olberg, que contou com a ajuda de seu marido e um outro homem com quem eles formavam um trisal. Luciana e o marido têm um filho juntos. O homem era dono de uma academia de boxe e os dois se relacionavam com um aluno desse local.
As vítimas eram meias-irmãs da criminosa, frutos de um relacionamento de seu pai com outra mulher. Na ocasião dos crimes, que ocorreram em 2013, as duas crianças estavam sob os cuidados de Luciana. A mulher colocou tequila nas chupetas, o que induziu as meninas a um coma alcóolico.
Os atos foram gravados pela irmã, que logo em seguida compartilhou as imagens em grupos de pedófilos. Com imagens chocantes, um dos integrantes do grupo denunciou a situação para a polícia e as autoridades prenderam os três envolvidos. Após o julgamento, que a condenou a 29 anos de reclusão em regime fechado, ela foi levada à penitenciária de Tremembé II, conhecida como a “prisão dos famosos”.
No entanto, sua história ficou mais conhecida após a publicação dos livros que inspiraram a série do Prime Video.
Tremembé foi inspirada em livros de jornalista

Inspirada nos livros “Suzane: Assassina e Manipuladora” e “Elize Matsunaga: A Mulher que Esquartejou o Marido”, do jornalista Ullisses Campbell, a série Tremembé revela o dia a dia de detentos no “presídio dos famosos”. A instituição ficou conhecida após abrigar presos envolvidos em casos famosos e hediondos que ficaram conhecidos pelo país.
A série é estrelada por Marina Ruy Barbosa, que interpreta Suzane Von Richthofen, e dividida em cinco capítulos que revelam a chegada de Suzane ao presídio e o convívio com outros criminosos conhecidos por seus casos bizarros.
O caso de Suzane
O caso do crime cometido por Suzane foi um dos mais comentados da mídia no início dos anos 2000. Ela foi condenada a 39 anos de prisão por planejar a morte dos pais e presa em 2002, juntamente com Daniel e Cristian Cravinhos, os executores do crime.
A motivação do assassinato seria porque os pais de Suzane, Manfred e Marísia, não aceitavam o relacionamento entre a filha e Felipe. Existe uma teoria também que Suzane visava herdar a herança da família.
Como está a vida de Suzane hoje
Suzane progrediu para o regime semiaberto em 2015, sendo autorizada a estudar e trabalhar durante o dia e voltar para cadeia de noite. Em liberdade condicional desde 2023, a ex-detenta é casada com o médico Felipe Muniz com quem teve um filho. Ela mora em Águas de Lindóia (SP), onde cursa direito em uma faculdade da região.
Além dessa detenta, Tremembé retrata figuras conhecidas, como Elize Matsunaga, o casal Nardoni, Roger Abdelmassih e Sandrão.
