O Verão está se aproximando e com ele o calor, mas existem cidades no Brasil que a sensação é ainda mais intensa. Uma delas é Oeiras, no interior do Piauí, que nos últimos dois anos apresentou a maior temperatura e a menor umidade do ar de todo o país. Inclusive, em outubro, a cidade marcou 41,2 °C com umidade de 10%.
O principal impacto é na umidade do ar que está constantemente abaixo dos 40% recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Segundo o Diario de Pernambuco, o clima quente e seco é característico do chamado “B-R-O Bró — período que se estende de setembro a dezembro e marca as temperaturas mais altas do ano no Piauí”.

Leia também: Primeira semana de novembro terá chuva e calor intenso; veja regiões afetadas
Estado mais quente do Brasil
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o Piauí tem, além de Oeiras, outras cinco cidades que aparecem como as mais quentes do Brasil. São elas: Picos, Teresina, Valença do Piauí, São João do Piauí e Uruçuí.
Como o forte calor já compõe a rotina de Oeiras, os moradores adaptam seus hábitos. Por exemplo, durante as horas mais quentes do dia, as ruas ficam praticamente vazias e grande parte da população trabalha nas primeiras horas do dia ou durante a madrugada.
Leia também: Brasil reduziu 16,7% emissões de gases do efeito estufa em 2024, diz Observatório do Clima
Cuidados com a saúde
- Hidratação: Beba bastante água, mesmo sem sentir sede, e consuma alimentos ricos em água, como frutas. Evite bebidas alcoólicas e açucaradas.
- Proteção solar: Use protetor solar, chapéu, óculos de sol e roupas de tecidos com proteção UV, especialmente entre 10h e 16h.
- Alimentação: Faça refeições leves para não sobrecarregar o corpo.
- Roupas: Opte por tecidos leves e soltos, como o algodão, e cores claras que refletem a luz solar.
- Atividades: Evite exercícios físicos intensos nos horários mais quentes do dia.
