O inhame, conhecido também como cará, é um tubérculo com diversos benefícios para a saúde. De acordo com a Embrapa, é um alimento energético que também se destaca como fonte de vitamina B1 e pelo teor de fibras alimentares e potássio.
Ele pode ser usado ainda para combater a prisão de ventre, controlar a diabetes e evitar doenças cardiovasculares, segundo o portal Tua Saúde, visto que possui propriedades laxantes, hipolipídicas e hipoglicêmicas. Esse tubérculo consegue auxiliar no processo de emagrecimento.
Encontrado em feiras e mercados, possui um gosto e textura similares a uma batata e devem ser consumidos somente cozidos.
Confira 10 benefícios do inhame para a sua saúde
De acordo com nutricionistas ouvidos pelo portal Tua Saúde, os benefícios do inhame são diversos. Confira a seguir os principais.
1. Aumenta a energia e melhora a fadiga
O inhame consegue melhorar a disposição de quem o consome visto seu médio índice glicêmico, que aumenta a glicemia do sangue lentamente, trazendo mais energia e foco.
2. Combate a prisão de ventre
Devido a grande quantidade de fibra solúvel presente neste alimento, a evacuação fica mais simples por hidratar melhor o intestino. Funciona assim: quanto mais água na digestão, melhor o processo de formação das fezes.
3. Ajuda no emagrecimento
Relacionado ao item anterior, as fibras facilitam a digestão e também ajudam a prolongar a saciedade de quem consome o inhame. Vale destacar que os efeitos são mais significativos quando combinados de uma dieta equilibrada e exercícios físicos.
4. Diminui a glicose
As fibras presentes no inhame garantem uma melhor absorção do açúcar dos alimentos, ajudando a controlar os níveis de glicose no sangue, prevenindo a resistência à insulina e a diabetes.
5. Skincare natural
Entre os antioxidantes presentes nesse alimento, o betacaroteno protege as células da pele contra os danos causados pelos raios ultravioleta do sol, além de evitar a perda de colágeno. Dessa forma, mantém a pele saudável como se estivesse “comendo o skincare”.
6. Aumenta a massa muscular
Por ser rico em potássio, o inhame melhora o rendimento e a recuperação do músculo logo após o exercício físico. Esse processo evita cãibras e ajuda a aumentar a massa muscular.
7. Fortalece o sistema imunológico e combate a osteoporose
Por conter vitamina C e betacaroteno, o consumo do inhame ajuda a aprimorar as funções das células de defesa do organismo. Além disso, o potássio ajuda a neutralizar o excesso de ácido no organismo, que evita a osteoporose e pode prolongar a expectativa de vida.
8. Auxilia na saúde dos olhos
O betacaroteno também ajuda os olhos, pois possui vitamina A, atuando na produção de diversos pigmentos na retina que ajudam na visão noturna e na captação da luz pelos olhos.
9. Evita a pressão alta
O potássio é um mineral que ajuda a eliminar o excesso de sódio do organismo, bem como promover o relaxamento das artérias, facilitando a circulação do sangue e evitando a pressão alta.
10. Diminui o colesterol no sangue
Devido às fibras, o colesterol e triglicerídeos também abaixam ao consumir essa comida — nesse caso, reduz a possibilidade de infartos ou derrames.
Como preparar inhame?
De acordo com a Embrapa, o inhame deve consumido sempre na forma cozida, após a retirada da casca. Pode substituir a batata em vários pratos, como sopas, caldos, purês e refogados.
Também pode ser usado na forma de pão, bolo, creme, biscoito, pirão, panquecas e tortas. Uma boa opção para o jantar é usar o inhame no preparo de tortas salgadas, por exemplo.
