O segundo dia da Cúpula dos Líderes deve discutir transição energética e celebrar os 10 anos do Acordo de Paris, conforme informações dos compromissos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), previstos para esta sexta-feira (07/10). Direto de Belém, o político brasileiro também cumpre agenda com chefes de governo.
Os eventos de hoje fazem parte dos preparativos da COP30, evento sobre mudanças climáticas e preservação das florestas sediado em Belém, entre 10 e 21 de novembro. A programação com os chefes de Estado, recepcionados por Lula, começou na última quinta-feira (06/10).
Ontem, a Cúpula dos Líderes lançou o Fundo Florestas Tropicais para Sempre (Tropical Forest Forever Facility – TFFF), iniciativa global inédita voltada à proteção e valorização das florestas tropicais. O anúncio marca uma das propostas mais ambiciosas já lideradas pelo Brasil na agenda climática internacional.
Leia mais: Água e cerveja, R$ 25; coxinha, R$ 45: valores assustam delegações e jornalistas na COP30
Bilaterais com Alemanha e Moçambique
Na agenda de hoje, haverá a fotografia oficial da Cúpula do Clima e a continuação das discussões iniciadas ontem. Por volta de 12h30, Lula terá reunião bilateral com o primeiro-ministro da Alemanha, Friedrich Merz.
Outra bilateral será com o presidente de Moçambique, Daniel Chapo, às 15h. Uma hora depois, ocorre a terceira sessão temática da Mesa de Líderes: “10 Anos do Acordo de Paris: Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs) e Financiamento”.
Nos últimos dias, em Belém, Lula participou de inaugurações e cumpriu agenda com o príncipe William, o primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, e o presidente da França, Emmanuel Macron.
