Considerada o pico do automobilismo mundial, a Fórmula 1 cultivou diversas rivalidades dentro e fora da pista em seus 75 anos. Declarações polêmicas, acusações e manobras questionáveis fizeram parte da convivência entre pilotos, alguns dentro da mesma equipe, caso de Ayrton Senna e Alain Prost na McLaren, entre o fim da década de 80 e o início dos anos 90.
Leia Mais: Quais as vitórias mais marcantes de pilotos brasileiros no GP de São Paulo de Fórmula 1?
Nelson Piquet, outro tricampeão mundial do Brasil, também viveu disputas quentes, sendo a principal delas com o britânico Nigel Mansell, dono do título da temporada 1992.
Confira abaixo cinco das maiores rivalidades da história da F-1:
JIM CLARK x GRAHAM HILL
Entre 1962 e 1968, os dois britânicos dominaram a categoria. Foram primeiro ou segundo colocados nas temporadas 1962, 1963 e 1965. Cada um foi campeão duas vezes. A disputa avançou também sobre as 500 Milhas de Indianápolis de 1966, quando Hill levou a melhor.
JAMES HUNT X NIKI LAUDA
Britânico e austríaco eram amigos e até dividiram apartamento antes de se tornarem rivais entre 1975 e 1977. Juntos, conquistaram 35 vitórias. Mas o saldo final é mais positivo para Lauda, dono de três títulos. Hunt venceu apenas uma vez o campeonato de pilotos.
NIGEL MANSELL x NELSON PIQUET
O brasileiro disputou vitórias, título e o posto de piloto número 1 da Williams com o britânico entre 1986 e 1991. Bicampeão ao chegar no time inglês, acabou levando a melhor. Buscou o tri em 1987. Mansell só faturou seu único título cinco anos depois, quando o brasileiro já estava aposentado.
SENNA X PROST
Para muitos especialistas, foi a maior rivalidade da história. Entre 1985 e 1993, eles brilharam na pista e conquistaram alguns dos sete títulos e 92 vitórias acumulados pela dupla. O auge da disputa entre francês e brasileiro aconteceu no fim das temporadas 89 e 90. Na primeira, Prost fez manobra controversa e tirou Senna da disputa para assegurar o título. No ano seguinte, o brasileiro devolveu na mesma moeda e foi campeão.
VERSTAPPEN x HAMILTON
Rivalidade mais recente da lista, começou em 2017 e alcançou o cume em 2021, uma das temporadas mais disputadas dos últimos anos. O holandês superou o Hamilton na polêmica última corrida do ano com uma ultrapassagem surgida em oportunidade criticada, por decisão da direção de prova. Na ocasião, em Abu Dabi, o inglês se encaminhava para vencer a prova e o título quando um safety car mudou toda a história da prova e permitiu Verstappen reagir na última volta.
