A Defesa Civil de São Paulo terá 5.400 agentes de prontidão neste sábado (08/11) durante a passagem do ciclone extratropical pelo estado. Nesta sexta-feira (07/11), o coordenador da Defesa Civil estadual, coronel Henguel Ricardo Pereira se reuniu com representantes de todos os 645 municípios do estado para alinhar um plano estratégico para o enfrentamento do fenômeno natural. A Defesa Civil do estado abasteceu todos os estoques logísticos, com suprimento de ajuda humanitária.
“A gente mobilizou o time inteiro para dar uma pronta resposta. Essa previsão e o alerta da passagem desse ciclone são importantes. Ele chega aqui no estado de São Paulo no final da noite desta sexta-feira (07/11), mas com poder mais forte de problemas no sábado (08/11), quando há possibilidade de queda de granizo, raios e rajadas de ventos com muita intensidade ao longo de todo o dia, que só vai perder no final da tarde”, disse o porta-voz da Defesa Civil, tenente Maxwel Souza durante entrevista no programa TMC 360.
Áreas mais atingidas
“Ele está em alto mar, só que os ventos que o ciclone sopra para dentro do continente são muito fortes, então o litoral vai ser o local com atenção mais redobrada. Os ventos podem ser mais fortes e as chuvas vão ser não tão volumosas, mas como devem ser muito rápidas em forma de tempestade geram problemas para alagamentos”, afirmou. O porta-voz ainda destacou a importância para a autoproteção da população.
“A gente está em atenção para todo o litoral, desde o Vale do Ribeira até Ubatuba, onde ventos podem chegar até 100km/h e Grande São Paulo, onde os ventos poderão chegar a 80km/h”, alertou.
Eventos
O tenente Maxwel Souza disse que para os eventos no domingo (09/11), como o Enem e o GP São Paulo, a “situação estará mais tranquila” e atenção mesmo é no sábado (08/11). “Os organizadores possuem uma estrutura muito robusta. Caso tenha algum problema será acionado o plano de contingência”.
