Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioBrasilGoverno Federal aciona Caixa para liberar FGTS após tornado...

Governo Federal aciona Caixa para liberar FGTS após tornado devastar cidades no Paraná

Ministra vistoria Rio Bonito do Iguaçu e promete reforço federal na reconstrução de casas e serviços públicos.

A ministra Gleisi Hoffmann confirmou neste sábado (08/11) que o governo acionou a Caixa e o INSS para agilizar o acesso ao FGTS e a benefícios sociais para moradores atingidos pelo tornado que destruiu Rio Bonito do Iguaçu (PR) na sexta-feira (07/11). A ministra das Relações Institucionais esteve na cidade, onde ventos de até 250 km/h deixaram um rastro de estragos e comoveram o país.

União promete dinheiro rápido para reconstrução

Segundo Gleisi, o objetivo imediato é acelerar o Saque Calamidade do FGTS para trabalhadores que perderam casa ou tiveram danos graves. Ela afirmou que já conversou com o presidente da Caixa e que o INSS foi mobilizado para atender beneficiários e liberar novos auxílios.

A cidade vive um cenário crítico. A Defesa Civil estima que 90% da infraestrutura urbana foi destruída pelos ventos classificados como F3 pelo Simepar. Ruas, escolas, postos de saúde e centenas de residências ficaram comprometidos.

Em reunião com lideranças municipais e estaduais, Gleisi destacou que o governo federal tem recursos emergenciais prontos para abastecer equipes com materiais médicos e, principalmente, de construção. “O apoio emergencial o estado cobre. O que o prefeito vai precisar é para reconstrução de escolas, unidades de saúde e casas e isso o governo federal consegue entregar”, disse.

Abandonos, feridos e abrigo improvisado

O tornado deixou seis mortos, cinco em Rio Bonito do Iguaçu e um em Guarapuava e mais de 750 feridos atendidos por equipes de saúde. A situação humanitária também preocupa: 1 mil desalojados e 28 desabrigados.

Um abrigo provisório foi instalado na Casa de Líderes, em Laranjeiras do Sul, com capacidade para 80 pessoas. Já em Rio Bonito, foram montadas áreas para triagem, alimentação e atendimento a idosos. O cadastro das famílias afetadas ocorre no Ginásio do Bugre, ponto oficial de registro para acesso a benefícios.

A Força Nacional do SUS foi enviada para reforçar equipes locais e organizar o atendimento. O governo do Paraná e o governo federal seguem em articulação para mapear prejuízos e planejar a reconstrução.

Com informações da Agência Brasil

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Mito das passagens baratas? Veja 3 medidas das cias aéreas que não baixaram os preços

Desde 2017, mudanças significativas foram impostas aos passageiros, sob a justificativa de criar tarifas mais baratas, mas dados da Anac mostram alta de 25% até 2024

Tornado no Paraná: cidade vira zona de guerra e governo envia comboio aéreo para resgate

Fenômeno raro no Brasil deixou cenário de destruição em Rio Bonito do Iguaçu; ventos chegaram a 250 km/h.

Rio amanhece sem vias obstruídas após chuva de tiros, bombas e morte de ao menos 64

Operação mobilizou as polícias Civil e Militar contra criminosos do Comando Vermelho, nos complexos da Penha e do Alemão

STJ anula condenação e manda soltar acusado pelo crime da 113 Sul

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu nesta terça-feira (14) anular a condenação de Francisco Mairlon Aguiar, um dos...