John Elkann, presidente da Ferrari, não poupou críticas a Charles Leclerc e Lewis Hamilton após o GP de São Paulo deste domingo (09/11), em Interlagos. Segundo o dirigente, o desempenho da dupla ficou bem abaixo do esperado e foi considerado uma decepção pela equipe.
As declarações de Elkann vieram na esteira do fim de semana desastroso em Interlagos, onde a Ferrari sofreu um duplo abandono — nenhum dos dois pilotos conseguiu completar a prova. Após a corrida, Hamilton descreveu sua temporada de estreia na escuderia como um verdadeiro “pesadelo”.
A equipe Tifose caiu para quarto lugar na classificação geral do campeonato de construtores, entre as equipes. Eles estão 36 pontos atrás da Mercedes e quatro atrás da Red Bull, com três Grandes Prêmios e uma corrida sprint restantes.
Elkann, peça fundamental para a contratação dos pilotos, não os poupou das críticas. “Definitivamente temos pilotos que precisam se concentrar em pilotar e falar menos, porque ainda temos corridas importantes pela frente e conquistar o segundo lugar não é impossível.”, declarou o manda-chuva.
“Ganhamos o Mundial de Endurance e foi uma emoção extraordinária no Bahrein no sábado à noite — vencer tanto nos Construtores quanto como nos Pilotos. É uma belíssima demonstração de que, quando a Ferrari está unida, quando todos trabalham juntos, é possível alcançar grandes coisas”, acrescenta John.
As declarações de Elkann refletem a frustração e a decepção na Ferrari, que esteve perto de se tornar campeã de construtores no ano passado, mas não conseguiu vencer se quer um Grande Prêmio nesta temporada.
Após a passagem pelo Brasil, a Fórmula 1 só retorna no fim do mês, para mais uma edição do GP de Las Vegas. A antepenúltima etapa da temporada 2025 acontece entre os dias 21 e 23 de novembro. Depois, restarão apenas as passagens por Catar e Abu Dhabi que fecham a temporada 2025.
