Depois do alerta de ciclone extratropical atingindo principalmente o Sul e Sudeste do Brasil na semana passada, a semana iniciada no último domingo (9) leva as chances de chuvas volumosas para as regiões Norte e Centro-Oeste. É o que indica o portal MetSul Meteorologia.
- Leia também: Incêndio atinge depósito de álcool em gel, plástico e papelão na zona norte de São Paulo
Veja como fica a previsão de precipitações desta semana.
Região Norte
Amazonas, Acre e Rondônia devem apresentar os maiores volumes de chuva, enquanto para o restante da região, em especial no Tocantins e parte do Pará, a chuva deve ser mais irregular. O Amapá terá as menores precipitações.
Região Nordeste
Seguindo o padrão da semana passada, a chuva será escassa na maior parte das áreas. O Agreste não deve contar com precipitações também. As únicas exceções são o Maranhão e Bahia, onde chuvas mais fracas podem atingir a área. No entanto, Salvador deve contar com chuva forte.
Região Centro-Oeste
As chuvas atingem toda a região, mas os estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul podem registrar os maiores volumes. Os temporais devem marcar a semana com precipitações acima de 100 mm.
Região Sudeste
A semana na região Sudeste já se distanciou da frente fria e agora, recupera os dias com menos chuva. Em algumas áreas de Minas Gerais, pode sequer chover. Já no estado de São Paulo, as precipitações devem ser mais volumosas, ainda que irregulares.
Região Sul
Por fim, no Sul do Brasil, a passagem do ciclone ainda se mostra presente e deve chover em toda a região nesta semana, mas com volumes baixos. A distribuição fica irregular ao longo dos dias, mas o estado do Paraná apresenta maiores chuvas.
- Leia também: Famílias atingidas por tempestade no Paraná vão receber até R$ 50 mil, diz governo estadual
Tornado atingiu o Paraná

O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) confirmou nesta segunda-feira (10) que pelo menos três tornados atingiram o interior do estado durante as tempestades registradas na última sexta-feira (07).
Além de Rio Bonito do Iguaçu, que registrou um tornado de categoria F3 na escala Fujita, os municípios de Turvo (SC) e de Guarapuava (PR) também registraram o fenômeno, ambos na categoria F2. Veja mais.
