Adicionar vinagre à lentilha pode trazer mais benefícios do que se imagina, pelo menos quando o assunto é a absorção de vitaminas e nutrientes. E não somente à lentilha, mas a combinação do vinagre com leguminosas pode aumentar os níveis de ferro no corpo, com melhor taxa de absorção dos nutrientes.
É o que indicam nutricionistas consultados pelo portal Minha Vida. Há diversos alimentos que garantem ao corpo as vitaminas, fibras e nutrientes necessários, como é o caso das leguminosas.
Para que serve adicionar vinagre na ingestão de leguminosas?

Além da lentilha, o feijão, grão-de-bico, ervilha, soja, amendoim e outros grãos podem fazer uma grande diferença para a sua saúde quando consumidos regularmente. Eles também aumentam o ferro do corpo sem a gordura em excesso presente em alimentos de origem animal, por exemplo.
No entanto, alguns compostos deles devem ser ativados corretamente para absorver o máximo possível de ferro. É nesse contexto que entra o vinagre: a junção de alimentos ricos em vitamina C ou com alto grau de acidez com as leguminosas pode aprimorar a digestão e reter a maior parte de ferro possível.
- Leia também: Conheça diferentes formas de consumir ora-pro-nóbis
Segundo os especialistas, a acidez do vinagre melhora a solubilidade do mineral, a presença de vitamina C e também a presença de ferro heme, geralmente mais facilmente absorvidos em alimentos de origem animal. O limão, por exemplo, teria o mesmo efeito.
Importância do preparo
A combinação entre fontes de vitamina C ou alimentos ácidos com a ingestão de leguminosas pode fazer toda a diferença para uma melhor absorção do ferro e demais nutrientes. Porém, o preparo desses grãos é tão importante quanto esse método.
Respeitar o tempo de demolho das leguminosas, que devem ficar cerca de 12 horas na água, no mínimo, a depender do alimento, bem como retirar a água antiga e cozinhar com cuidado são passos importantes para que elas mantenham suas propriedades sem causar danos à saúde.
