back to top
Ao vivo
Ao Vivo TMC
InícioCulturaSão Paulo recebe retrospectiva da obra de Charles Chaplin

São Paulo recebe retrospectiva da obra de Charles Chaplin

Mostra de cinema exibirá 83 filmes de 8 de outubro a 2 de novembro

A capital paulista recebe a mostra de cinema Chaplin, que exibirá 83 filmes desse ícone do cinema mundial em uma espécie de retrospectiva de sua obra. De 8 de outubro a 2 de novembro, a mostra estará em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), com entrada gratuita.

Entre os destaques estão obras-primas do cinema mudo que resistiram à chegada do som, além de clássicos falados. O público poderá assistir a filmes como O Grande Ditador (1940), sátira ao nazismo, e Luzes da Ribalta (1952), em que Chaplin divide a cena com Buster Keaton em um reencontro com o vaudeville – gênero de entretenimento.

A programação reúne curtas, médias e longas-metragens, além de sessão inclusiva, curso e debate. Parte dos títulos será exibida em película (16mm), o que oferece ao público uma experiência cinematográfica próxima à original. A curadoria é de José de Aguiar e a produção da Firula Filmes.

Segundo a curadoria da mostra, Chaplin foi o primeiro artista a experimentar a fama mundial na era da cultura de massa e é considerado uma das figuras mais importantes da história do cinema.

Também serão exibidos curtas dos estúdios Keystone, Essanay e Mutual, incluindo Corrida de automóveis para meninos (1914).

“A retrospectiva é rara oportunidade de ver e rever toda a genialidade de Charles Chaplin, que iniciou sua carreira na película em 1914, foi ator, diretor, produtor, roteirista, compositor e contribuiu imensamente para a formação da linguagem do cinema em seus primórdios”, divulgou o CCBB.

A curadoria ressalta que Chaplin construía o humor a partir de situações cotidianas, subvertendo uma realidade ordinária.

“A maneira como Chaplin trata a figura dos mais desfavorecidos, dentro de uma visão humanista, permanece bastante atual. A inspiração que os problemas e dificuldades do início do século XX pareciam gerar em Chaplin, permanecem os mesmos até hoje”, disse o curador José de Aguiar, em nota.

Segundo Aguiar, essa é uma das razões pelas quais o seu personagem Carlitos ainda é capaz de gerar identificação com o público contemporâneo. Charles Chaplin nasceu em Londres, em 1889, e teve a infância marcada por dificuldades. Sua carreira atravessou o cinema mudo e o falado, juntando comédia e crítica social.

Agência Brasil

Notícias que importam para você

Exposição “CONTEMPORÂNEO” estreia em SP com foco no feminino e crítica social

A partir de 14 de outubro, a Caixa Cultural São Paulo recebe a 16ª edição da exposição CONTEMPORÂNEO, que nesta edição tem o feminino...

Pelé e Maradona dividem vitrine em nova exposição do Museu do Futebol

O Museu do Futebol, em São Paulo, inaugura nesta terça-feira (14) uma nova versão da Sala Pelé, reunindo dois ícones do futebol mundial em...

Mostra de Cinema Chinês de São Paulo celebra 10 anos com foco na China contemporânea

A 10ª edição da Mostra de Cinema Chinês de São Paulo tem início nesta terça-feira (8), com o tema “Uma janela para a China”....