A mistura entre produtos de limpeza é uma prática comum, muitas vezes feita para potencializar a função de algum deles, como desengordurar ou desinfetar. No entanto, unir certos produtos, como álcool e água sanitária, por exemplo, pode ser totalmente prejudicial à saúde visto seu alto risco de intoxicação.
A junção desses dois componentes forma o clorofórmio gasoso, uma substância tóxica que pode ser inalada facilmente, em especial entre as pessoas que costumam fazer essas misturas. Esse é apenas um composto prejudicial à saúde de todos da casa — inclusive os animais — que pode se formar com a mistura de produtos químicos.
Em 2025, cerca de 4,6 mil pessoas tiveram problemas de intoxicação causados por misturas de produtos de limpeza. Dessas, 1,4 mil são crianças, segundo a Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (ABRALIMP).
Em entrevista à Agência Brasil, a presidente do Conselho Regional de Química da Paraíba, Raquel Lima, alertou que muitas misturas indicadas na internet podem não provocar uma reação visível, mas causam danos a longo prazo. Ela citou a exposição prolongada a cloroaminas, que podem levar a problemas respiratórios crônicos.
Profissionais da limpeza correm os maiores riscos

Quem pode se prejudicar mais com esse tipo de mistura são os profissionais do setor de limpeza, que lidam com esses produtos diariamente.
Ainda que a mistura ajude na limpeza, ela pode corroer as estruturas em que ela é aplicada, além de exalar gases tóxicos que serão inalados com maior frequência e maior exposição para esses funcionários.
Misturas como sabão e cloro podem ser utilizadas, segundo a Agência Brasil. No entanto, adicionar outros compostos pode transformar o produto em uma verdadeira bomba.
Como usar produtos de limpeza sem prejudicar a saúde?
Em primeiro lugar, ler o rótulo dos produtos é uma medida essencial, pois neles está escrito o modo de uso adequado e as prevenções necessárias.
Já em casos de intoxicação com misturas ou até mesmo tirar dúvidas, há o serviço do Disque-Intoxicação, criado pela Anvisa, basta discar o número 0800-722-6001. Os agentes indicarão a melhor maneira de lidar com a substância criada.
Mistura natural potente para a limpeza
Por outro lado, as misturas de produtos naturais pode potencializar a limpeza de diversos itens da casa. É o caso do vinagre, detergente e bicarbonato de sódio.
Sem componentes tóxicos que podem corroer as estruturas e prejudicar a saúde dos moradores do local, essa estratégia ainda garante uma economia. Conheça mais sobre essa mistura nesta matéria.
