A Polícia Militar de São Paulo encontrou um explosivo falso no caminhão que ficou atravessado no Rodoanel, no trecho que passa por Itapecerica da Serra, na Grande São Paulo. A informação foi divulgada pela Secretaria de Segurança, por meio de nota, logo após o resgate do condutor do veículo, na manhã desta quarta-feira (12/11), supostamente vítima de assalto seguido de sequestro.
Em entrevista à TMC, um porta-voz da PM informou que a corporação descartou a hipótese de surto do caminhoneiro. Mais cedo, o homem informou às autoridades que bandidos teriam deixado explosivos no veículo.
“Quando a Polícia Militar chegou, devido à fala desconexa dele, chegou-se a trabalhar uma hipótese de surto. Quando a gente conseguiu acessar, a gente viu que ele, realmente, estava com as mãos amarradas, aí foi descartada a questão do surto. Agora, está sendo trabalhado, realmente, essa hipótese do sequestro, de roubo seguido de sequestro”, disse o capitão Simões em entrevista à TMC.
Nas primeiras horas desta quarta-feira (12/11), a Agência Reguladora de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) informou que o condutor disse que foi vítima de assalto seguido de sequestro, por volta das 4h.
Leia mais: Quem eram os quatro jovens que morreram após veículo cair de viaduto
O relato divulgado pela Artesp também pontua que a vítima teria sido abordada por três indivíduos e obrigada a realizar a manobra que atravessou o caminhão na pista. Em seguida, os bandidos saíram do local.
“Falas desconexas”
Sobre as falas desconexas do caminhoneiro, o capitão Simões explicou que o comportamento pode ser justificado pelo trauma causado pelo crime e pelas horas na estrada.
“Ele estava com a fala desconexa, atordoado por causa do ocorrido e porque ele estava dirigindo há muito tempo. Ele já foi socorrido. Agora, o Gate está trabalhando para verificar se aquilo, no caminhão, é explosivo ou não”, continuou o militar.
Explosivo falso
Após o resgate do condutor, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) divulgou nota em que constatou que o alegado explosivo no caminhão era falso, conforme análises do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate). Imagens que circulam nas redes sociais mostram um material prateado preso a um galão.
“A equipe, com o uso de materiais específicos, incluindo drone, realizou a verificação do material encontrado no veículo e constatou que se tratava de um simulacro de explosivo. A ocorrência segue em andamento, e as autoridades continuam apurando as circunstâncias do caso”, pontua trecho da nota.
