Muito presente na dieta mediterrânea, o azeite é um dos alimentos mais poderosos para a saúde e um consumo regular pode aumentar a expectativa de vida de um indivíduo. As maiores produções desse ingrediente no mundo acontecem na Espanha, de onde o Brasil importa boa parte dos azeites junto daqueles feitos em Portugal.
O azeite é o óleo extraído das azeitonas e, além de ser muito útil na cozinha, esse produto pode ser utilizado em diversos cosméticos ou até mesmo remédios. No entanto, os especialistas indicam que a ingestão desse ingrediente traz os maiores benefícios à saúde. As informações são da National Geographic Brasil.
Apesar de ser uma gordura, médicos e nutricionistas apontam que o azeite de oliva pode ser classificado como uma “gordura saudável”, que ajuda o organismo com nutrientes essenciais. Vale lembrar que uma alimentação saudável conta com diversos alimentos e ingredientes que possuem gordura e carboidrato também são vitais para o funcionamento do corpo humano.
6 benefícios do azeite para a saúde

Segundo a National Geographic, um artigo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) destaca alguns benefícios do azeite para a saúde geral, além do alívio da pressão alta e ajuda no processo de emagrecimento.
Confira 6 vantagens de consumir azeite regularmente, em quantidades moderadas:
- Controle do colesterol: o azeite diminui a quantidade de LDL (colesterol ruim) em circulação pelo corpo;
- Previne doenças cardíacas: devido ao controle do colesterol, ele ajuda a evitar o entupimento de artérias e previne problemas cardíacos;
- Protege o coração: suas propriedades antioxidantes ajudam no combate a danos causados pelos radicais livres;
- Reduz a inflamação: o ingrediente tem substâncias anti-inflamatórias, como a presença em peso da vitamina E;
- Previne o envelhecimento: diminui os efeitos do envelhecimento precoce das células por meio do combate aos radicais livres;
- Reduz risco de câncer e doenças inflamatórias crônicas: por ser rico em substâncias anti-inflamatórias, consegue prevenir o risco de problemas nas células.
Cuidado ao esquentar o azeite
Apesar de ser um ótimo alimento e muito recomendado, para cumprir as funções de proteção ao coração, ele deve ser consumido frio. É o que indicou a diretora do serviço de Nutrição do InCor HCFMUSP, Stéfany Datovo Prado, ao InfoMoney.
Isso porque, ao cozinhar ou fritar a comida com azeite de oliva aumenta a temperatura do óleo e reduz a capacidade de elevar o “colesterol bom”, o HDL.
A recomendação é que o azeite seja consumido em uma salada ou mesmo para finalizar algum prato.
Qual é o melhor tipo de azeite para a saúde?
Em geral, os azeites do tipo extra-virgem são os favoritos dos médicos e nutricionistas para a dieta. Isso porque sua produção não tem processos de refinamento, o que mantém a maior parte dos nutrientes essenciais para que os benefícios mencionados tenham efeito.
No entanto, esse tipo pode ser um dos mais caros do mercado. Para isso, ainda de acordo com o National Geographic, a recomendação é buscar o azeite de oliva virgem, que oferece benefícios similares sem pesar no bolso dos consumidores.
É ideal lembrar que, apesar das vantagens, esse ingrediente precisa ter um consumo moderado.
