No time sub-21 do Hull City, da segunda divisão Inglesa, joga o jovem brasileiro João Mendes, de 20 anos. João, que treina como ponta, veio da base do também inglês Burnley. Mas não é isso que chama atenção no atleta; ele é filho de Ronaldinho Gaúcho, lenda do futebol que dispensa apresentações. Apesar disso, João Mendes é completamente seguro de si: segundo ele, o fato de ser filho de um dos maiores futebolistas do século não o afeta “nem um pouco”.
“É normal que me vejam como filho dele, mas isso não me afeta nem um pouco, nem afeta a minha forma de jogar. Não me importo nem um pouco. Não sinto nenhuma pressão. Sempre tive claro para mim que eu sou eu e ele é ele”, afirmou João Mendes à BBC.
O jovem diz que, segundo sua família, “isso [comparações a Ronaldinho] é só barulho” e que “não preciso dar ouvidos a nada disso”. João, que deu seus primeiros passos como atleta na base do Cruzeiro, diz que “só precisa ser feliz jogando futebol”.
Além da Raposa, onde atuou por quatro anos, João também fez parte do sub-19 do Barcelona até o meio de 2024. Ele é filho de Ronaldinho com a ex-bailarina Janaína Natielle Mendes, e grande parte da decisão de levar o garoto para treinar no Cruzeiro veio da mãe.
