A linguagem corporal é tão importante quanto a verbal em diversas situações sociais, seja para uma simples conversa ou encontro romântico, até entrevistas de emprego e situações profissionais que podem alavancar sua carreira. Tudo a partir da forma como o corpo reage e se comporta em alguns momentos.
Caminhar com as mãos para trás, por exemplo, pode indicar o estado mental de uma pessoa, comportamento também típico de indivíduos mais introspectivos e analíticos. Essa posição sugere uma forte concentração interna e autocontrole comportamental, segundo especialistas procurados pelo C.B. Radar.
- Leia também: Conheça o turismo do sono: descansar virou prioridade e está redefinindo a forma de viajar
A postura pode aparecer com frequência em ambientes nos quais é necessário observar, antes de agir, características de pessoas mais focadas e analíticas. No entanto, esse comportamento também pode mostrar certa distância em relação aos demais presentes na situação, se esse for o caso.
Ainda que analisar antes de tomar atitudes seja importante, vale reconhecer se esse é o ambiente correto para se manter fora das conversas.
Outros tipos de linguagem corporal para prestar atenção

Em sua próxima interação social, preste atenção não somente às atitudes corporais dos outros em volta, mas também a sua. A linguagem do corpo pode ser tão importante quanto a verbal em diversos momentos, se transformando em uma maneira de comunicação interpessoal.
Emoções e estados mentais podem transparecer na forma de posicionar as mãos, nas piscadas dos olhos, como alguém se senta, se uma pessoa gesticula muito ou pouco ao falar, entre outras maneiras, muito além do que o vocabulário consegue manifestar.
Nesse cenário, estar atento a possíveis reações ou formas de se portar pode fazer toda a diferença para uma boa primeira impressão ou, até mesmo, para complementar a comunicação verbal e ser assertivo no resultado desejado em uma conversa.
Além disso, ter essa habilidade treinada pode manter as relações mais empáticas e sem grandes conflitos. Confira alguns outros exemplos clássicos de linguagem corporal e seus significados, ainda segundo o C.B. Radar:
- Braços cruzados: podem sugerir resistência, desconforto ou até mesmo desinteresse;
- Olhar desviado: pode indicar insegurança;
- Pernas balançando: possível que essa pessoa esteja ansiosa, com pressa;
- Sorriso natural: mostra abertura e receptividade, além de deixar quem está em volta mais leve.
É importante destacar que a linguagem corporal nem sempre se refere a uma reação direta a uma conversa. Por exemplo, em ambientes gelados, algumas pessoas podem estar com braços cruzados, mas isso não significa que elas não estão interessadas no assunto em pauta.
