Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioBrasilMetrô inverte assentos preferenciais para incentivar empatia no Dia...

Metrô inverte assentos preferenciais para incentivar empatia no Dia Mundial da Gentileza

Campanha será exibida em três composições das linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha e vão se estender por todo o mês de novembro

O Metrô de São Paulo escolheu uma medida inusitada para celebrar o Dia Mundial da Gentileza. Nesta quinta-feira (13/11), três composições das linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha contam com uma inversão dos assentos preferenciais.

Leia Mais: Mega-Sena sorteia R$ 100 milhões nesta quinta-feira; apostas podem ser feitas até 20h30

Na prática, todas as placas de identificação foram temporariamente substituídas por novas sinalizações com a cor dos assentos comuns e setas que apontam em várias direções.

A medida serve para estimular empatia e respeito entre os passageiros. As placas temporárias são acompanhadas da mensagem: “Durante o Mês da Gentileza, lembramos: quando todos os assentos estão ocupados, todos os assentos são preferenciais. Seja gentil”.

O objetivo é lembrar da necessidade de respeitar os assentos preferenciais. Pesquisa de comportamento realizada pelo próprio metrô neste ano revelou que não respeitar os assentos preferenciais é uma das atitudes que mais gera incômodo e 51% dos passageiros dizem que sempre acontece.

A ação começa nesta quinta e vai se estender por todo o mês de novembro. Por lei, 10% dos assentos devem ser reservados para pessoas com prioridade. Mas o Metrô garante que oferece mais lugares do que o mínimo exigido.

A campanha será exibida em 240 placas e também em painéis digitais nas estações, monitores da TV Minuto e avisos sonoros nos trens e estações, com mensagens como: “Qual é a cor do assento preferencial? Faz diferença? Se você for gentil, todos os assentos são preferenciais”.


MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Escombros de casa destruira pelo tornado no Paraná

Tornado no Paraná: cidade vira zona de guerra e governo envia comboio aéreo para resgate

Fenômeno raro no Brasil deixou cenário de destruição em Rio Bonito do Iguaçu; ventos chegaram a 250 km/h.
A fotografia, capturada em um ambiente de rua, numa comunidade, mostra um grupo de homens, alguns deles detidos, sendo conduzidos por policiais militares.

Rio amanhece sem vias obstruídas após chuva de tiros, bombas e morte de ao menos 64

Operação mobilizou as polícias Civil e Militar contra criminosos do Comando Vermelho, nos complexos da Penha e do Alemão
Avião da Gol voando

Mito das passagens baratas? Veja 3 medidas das cias aéreas que não baixaram os preços

Desde 2017, mudanças significativas foram impostas aos passageiros, sob a justificativa de criar tarifas mais baratas, mas dados da Anac mostram alta de 25% até 2024
Homem caminha em rua alagada devido a chuva forte

Ciclone em SP: Defesa Civil alerta para tempestades e ventos de até 115 km/h no fim de semana

O fenômeno deve intensificar o avanço de uma frente fria e, somado ao calor pré-frontal, pode gerar tempestades severas, com risco de granizo, raios e rajadas de vento extremas