O Metrô de São Paulo escolheu uma medida inusitada para celebrar o Dia Mundial da Gentileza. Nesta quinta-feira (13/11), três composições das linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha contam com uma inversão dos assentos preferenciais.
Leia Mais: Mega-Sena sorteia R$ 100 milhões nesta quinta-feira; apostas podem ser feitas até 20h30
Na prática, todas as placas de identificação foram temporariamente substituídas por novas sinalizações com a cor dos assentos comuns e setas que apontam em várias direções.
A medida serve para estimular empatia e respeito entre os passageiros. As placas temporárias são acompanhadas da mensagem: “Durante o Mês da Gentileza, lembramos: quando todos os assentos estão ocupados, todos os assentos são preferenciais. Seja gentil”.
O objetivo é lembrar da necessidade de respeitar os assentos preferenciais. Pesquisa de comportamento realizada pelo próprio metrô neste ano revelou que não respeitar os assentos preferenciais é uma das atitudes que mais gera incômodo e 51% dos passageiros dizem que sempre acontece.
A ação começa nesta quinta e vai se estender por todo o mês de novembro. Por lei, 10% dos assentos devem ser reservados para pessoas com prioridade. Mas o Metrô garante que oferece mais lugares do que o mínimo exigido.
A campanha será exibida em 240 placas e também em painéis digitais nas estações, monitores da TV Minuto e avisos sonoros nos trens e estações, com mensagens como: “Qual é a cor do assento preferencial? Faz diferença? Se você for gentil, todos os assentos são preferenciais”.
