Neste sábado (11) e no feriado do dia 12, além das atividades educativas voltadas ao público infantil, será possível conhecer mais sobre os acervos do Museu de Zoologia, do Museu do Ipiranga e do Museu Republicano de Itu, no interior de São Paulo. Também haverá visitas ao Parque Estadual do Jaraguá, coordenadas pelo Instituto de Biociências da USP, e até um torneio de tênis de mesa acompanhado pela execução de peças clássicas da Orquestra de Câmara da Universidade. Confira abaixo os espaços da Universidade que terão programação especial no fim de semana do Dia das Crianças.
Museu do Ipiranga
O museu preparou a atividade especial O museu não é só para gente grande!, para o final de semana do Dia das Crianças. A ação inclui uma visita mediada que transforma a exploração das coleções em uma experiência lúdica e educativa. As crianças poderão interagir com os acervos, resolver desafios, pintar, dobrar e registrar suas descobertas em um kit exclusivo, que inclui um caderno que poderão levar para casa como recordação. Nessa visita mediada, crianças de quatro a seis anos exploram exposições como Para entender o museu, uma história do Brasil, Mundos do trabalho e Casas e coisas. Cada participante recebe um kit com mochila e objetos educativos, como miniaturas e pelúcias, que ajudam a tornar o percurso lúdico e divertido. As visitas acontecerão no sábado, dia 11 de outubro, às 10h30 e às 15h (em Libras); e no domingo, dia 12 de outubro, às 14h30. O ponto de encontro é no saguão, ao lado da escadaria. As vagas são limitadas aos ingressos do dia (a atividade é gratuita para quem tiver adquirido ingresso do dia). O Museu do Ipiranga fica na Rua dos Patriotas, 100, Ipiranga, São Paulo.
Museu de Zoologia
O museu oferece duas oficinas gratuitas. Nas Asas da Evolução será realizada no dia 11 de outubro, a partir das 14h, na Galeria de Exposição do MZ-USP. O curso vai abordar como os animais aprenderam a voar, explicando como funciona uma das mais curiosas e fascinantes estruturas dos animais: as asas. Como uma estrutura tão complexa surgiu de forma independente em diferentes grupos animais, revolucionando a trajetória evolutiva dessas espécies? Quem responde são os palestrantes Thainá de Andrade, Heberson Martins, Adriano Vintugaiala, Carlos dos Santos e Lucas Rodrigues. No dia 12 de outubro, também a partir das 14h, na Sala das Descobertas do museu, acontecerá a oficina A “Infância” dos Insetos – Conhecendo Ninfas e Larvas. Maria Correia, Guilherme López, Nicholas Hundleby, Johnny Ferreira e Thiago Guerra falam sobre ovos, lagartas, crisálidas, ninfas e pupas, abordando os primeiros estágios de vida desses animais. O museu fica na Av. Nazaré, 481, Ipiranga, São Paulo. As atividades são gratuitas, sem necessidade de inscrição. Mais informações no Facebook.
Museu de Geociências
Reaberto no final de maio deste ano, a expografia propõe uma viagem no tempo, da origem do Universo ao impacto humano no planeta. A proposta é elucidar um pouco da história de 4,6 bilhões de anos do planeta, a partir de conhecimentos que entrelaçam passado, presente e futuro. Com um acervo interativo, com mais de 9 mil itens catalogados, incluindo rochas, fósseis e meteoritos, tem seções sobre o funcionamento do interior da Terra e o nascimento dos sistemas planetário e solar. Destaque para o meteorito de Itapuranga, logo na entrada do museu, o quinto maior já encontrado no Brasil, pesando 628 kg, e os raros diamantes coloridos, também chamados de diamantes fancy, que estão em exposição pela primeira vez na história do museu. A seção permite a interação do público com as peças, que podem ser observadas a partir de uma lente de aumento. Os processos de origem e formação dos minerais são complementados pela mostra temporária Kimberlitos e a origem dos diamantes, organizada pelo pesquisador Rogério Guitarrari Azzone, em cartaz até o final deste ano. No sábado, dia 11 de outubro, das 10h às 16h, haverá atividades monitoradas. O Museu fica na Rua do Lago, 562, Cidade Universitária, Butantã, São Paulo. A entrada é gratuita.
Instituto de Biociências
O instituto da USP preparou a quarta edição do BioDia das Crianças, no Parque Estadual do Jaraguá. No dia 12 de outubro, estudantes de Biologia da Universidade se reúnem no Parque Estadual do Jaraguá para comemorar o Dia das Crianças, mostrando a biodiversidade e a sua importância, além de oferecer integração única de diversos tipos de conhecimentos com os visitantes do local. São atividades sobre a diversidade das plantas e animais, oficina de brinquedos, extração de DNA, pintura facial, bingo e muito mais. Organizado pelo projeto Estação Biologia, criado no Instituto de Biologia (IB) da USP para expandir conhecimentos científicos para além dos muros da Universidade, o evento conta com a parceria do Parque Estadual do Jaraguá, e será realizado no próprio feriado, das 10h às 15h. Tudo com entrada gratuita. O parque fica localizado na Rua Antônio Cardoso Nogueira, 539, Jaraguá, São Paulo.
Cepeusp
O 1º Encontro de Tênis de Mesa do Centro de Práticas Esportivas da USP (Cepeusp) acontecerá no final de semana do Dia das Crianças. No dia 11 de outubro, às 16h, o jogo terá apresentação, gratuita e aberta ao público, da Orquestra de Câmara (Ocam) da Universidade, com o objetivo de integrar os movimentos do jogo com o ritmo da música. A Ocam vai executar a peça Ricochet: concerto para ping-pong, violino, percussão e orquestra, composta pelo músico e compositor estadunidense Andy Akiho. A obra contemporânea mistura elementos musicais tradicionais com objetos e sons inusitados. A composição explora o ritmo natural de um jogo de pingue‐pongue: os roncos e “ricochetes” (sons das batidas da bolinha e da raquete, os repiques da mesa) viram material musical, transformando o esporte numa extensão sonora. Mais informações na página do evento neste link.
No interior
Museu Republicano de Itu
O museu preparou uma programação gratuita especial de Dia das Crianças, no sábado, dia 11 de outubro. Acompanhadas pelos pais ou responsáveis, as crianças poderão produzir retratos inspirados na exposição Tarsila depois de Tarsila e confeccionar pipas no Jardim do Museu. A oficina de pintura de retratos, das 11h às 12h, terá mediação lúdica e interativa com personagens como a Cuca e o Saci, que guiarão os participantes na criação de um autorretrato (recomendado para crianças a partir de dois anos; dez vagas). Já a segunda oficina, de produção de pipas no Jardim Quatro Estações do museu, visa estimular a criatividade e a brincadeira, e será realizada a partir das 14h, para crianças a partir de cinco anos. No total são 15 vagas. As inscrições para as oficinas podem ser realizadas pelo e-mail edu.mrci@usp.br. O Museu Republicano de Itu fica na Rua Barão de Itaim, 67, Centro Histórico, Estância Turística de Itu, São Paulo.
Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, em Piracicaba
Em parceria com o Sesc, a programação Dia de Ser Criança será realizada no dia 12 de outubro, das 14h às 17h, em diversos espaços do campus, incluindo atividades culturais, lúdicas e educativas que estimulem o protagonismo das infâncias e a interação entre diferentes gerações. O objetivo é promover a reflexão e o diálogo sobre a construção de cidades mais inclusivas, acolhedoras e acessíveis às infâncias a partir da perspectiva infantil e fomentar a reflexão sobre os direitos das crianças, com ênfase no direito ao brincar, à liberdade de circulação e à participação nas decisões públicas. Além disso, promove a valorização dos espaços urbanos como territórios de convivência, natureza e afeto, inspirados pelo conceito de “cidade das crianças”. A Esalq fica na Av. Pádua Dias, 11, Piracicaba, São Paulo. Gratuito. Mais informações no Serviço de Cultura e Extensão Universitária (SVCEx), pelo e-mail svcex@usp.br ou pelo telefone (19) 3447-5064.
Agência SP