back to top
Ao vivo
Ao Vivo TMC
InícioCidadesPrefeitura de São Paulo lança três linhas gratuitas de...

Prefeitura de São Paulo lança três linhas gratuitas de ônibus turísticos com o programa Paulistar

As novas rotas elétricas do programa Paulistar ampliam o sucesso do Domingão Tarifa Zero e oferecem circuitos culturais, de lazer e parques pela cidade.

A Prefeitura de São Paulo lançou o programa Paulistar, que traz três novas linhas de ônibus elétricos e gratuitas. Agora, paulistanos e turistas podem redescobrir a cidade por meio de circuitos culturais, de lazer e de parques, com partidas a cada 20 minutos, das 8h às 19h, e integração prática na região do Paraíso.

Os veículos contam com ar-condicionado, wi-fi e carregadores USB, o que torna o passeio mais confortável e sustentável. Além disso, o projeto foi criado após o sucesso do Domingão Tarifa Zero, lançado em dezembro de 2023. De acordo com levantamento da SPTrans, 70% das viagens aos domingos têm como motivação o lazer, e 97% dos passageiros aprovam a iniciativa.

Três linhas para explorar o melhor de São Paulo

Cada linha do Paulistar oferece um roteiro diferente, pensado para atender públicos variados. Assim, quem deseja aproveitar o fim de semana tem opções que unem cultura, natureza e lazer:

  • Paulistar 1 – Circuito Cultura: conecta o Terminal Parque D. Pedro II ao Parque da Luz, passando por pontos icônicos como o Theatro Municipal, Museu da Língua Portuguesa, Mercadão, Pateo do Collegio, Pinacoteca, Praça da República, além dos bairros Liberdade e Bixiga.
  • Paulistar 2 – Circuito Parques: liga o Parque da Independência, onde está o Museu do Ipiranga, até o Ibirapuera, com parada no Parque da Aclimação. O trajeto inclui ainda o Museu de Zoologia da USP e o SESC Vila Mariana, unindo cultura e áreas verdes.
  • Paulistar 3 – Circuito Lazer: parte do Pacaembu em direção ao Paraíso, com paradas próximas ao MASP, Casa das Rosas e Japan House, integrando os principais pontos de esporte, lazer e cultura da Avenida Paulista.

Política pública que movimenta a cidade

Durante o lançamento, o prefeito Ricardo Nunes ressaltou o impacto positivo do programa:

“O Domingão Tarifa Zero já transportou 279 milhões de pessoas e tem aprovação de 97,5%. Agora, ampliamos o acesso à cultura e ao lazer com circuitos elétricos, não poluentes e equipados com tecnologia e segurança”, destacou.

O secretário municipal de Mobilidade e Transportes, Celso Caldeira, complementou:

“A população ganha novas opções para aproveitar tudo o que São Paulo tem de bom, com itinerários que conectam parques, pontos turísticos e espaços de convivência.”

Por outro lado, o diretor-presidente da SPTrans, Victor Hugo Borges, destacou que o Paulistar representa um avanço:

“Apesar de consolidado, o Domingão Tarifa Zero precisava evoluir — e é isso que estamos fazendo com o lançamento das linhas Paulistar.”

Mais ônibus, mais acessibilidade e lazer

Com o novo programa, 14 ônibus adicionais circulam aos domingos, entre 8h e 19h, enquanto as demais linhas seguem operando normalmente e de forma gratuita. Dessa forma, o Paulistar se torna um convite para redescobrir São Paulo, incentivando o turismo local e a valorização dos espaços públicos.

Por fim, a Prefeitura reforça que as três rotas fazem parte da Semana da Mobilidade e representam um passo importante rumo a uma cidade mais sustentável, acessível e integrada.

Notícias que importam para você

Jovem forja o próprio sequestro para extorquir dinheiro dos pais para pagar dívidas

Um jovem fingiu ser sequestrado para extorquir dinheiro dos próprios pais para pagar dívidas em apostas. O caso aconteceu em Santo André, na região...

PF prende empresário que tomou carro sorteado de funcionária em operação por lavagem de dinheiro

A Polícia Federal prendeu nesta terça-feira o empresário Rodrigo Morgado, que ficou conhecido após sortear um carro em uma festa da empresa e tomar...

Influencer Buzeira é preso pela PF em operação contra lavagem de dinheiro

Buzeira foi detido no interior de São Paulo, durante operação que apura um esquema de lavagem de dinheiro ligada ao tráfico internacional de drogas em quatro estados