back to top
Ao vivo
Ao Vivo TMC
InícioEconomiaPreços dos alimentos caem pelo 4º mês consecutivo, diz...

Preços dos alimentos caem pelo 4º mês consecutivo, diz IBGE

Segundo o IBGE, alimentos e bebidas registram queda nos preços pelo quarto mês seguido, ajudando a conter a inflação em setembro.

O preço dos alimentos caiu pelo quarto mês seguido no Brasil. Em setembro, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ficou negativo em -0,26% no grupo alimentação e bebidas.

O IPCA é o índice que mede a inflação oficial do país. Nos últimos quatro meses, alimentos e bebidas apresentaram deflação, situação em que os preços ficam mais baratos (inflação negativa). O recuo acumulado ficou em -1,17%.

Os alimentos que apresentaram queda mais acentuada de preços foram tomate (-11,52%), cebola (-10,16%), alho (-8,70%), batata (-8,55%) e arroz (-2,14%).

No caso da alimentação no domicílio, a deflação ficou em -0,41% em setembro, contra queda de -0,83% anotada em agosto.

Desaceleração

A alimentação fora do domicílio apresentou desaceleração entre agosto (0,50%) e setembro (0,11%). De acordo com o IBGE, o subitem lanche recuou de 0,83% para 0,53%.

A queda, em alguns casos, e a desaceleração dos preços, em outros, influenciaram o resultado geral do mês de setembro, quando a inflação oficial do país (IPCA) ficou em 0,48%. No acumulado de 12 meses, o índice acumula 5,17%.

Em agosto, o IPCA do país foi negativo, em -0,11%, caracterizando-o também como de deflação.

Notícias que importam para você

Mercado financeiro reduz para 4,72% previsão de inflação em 2025

Dos quatro itens que compõem o Boletim Focus, três mantiveram suas projeções para 2025 estáveis: PIB, câmbio e taxa básica de juros (Selic). A...

Reguladores financeiros globais aumentarão monitoramento sobre IA

Órgãos reguladores financeiros globais estabeleceram planos para um monitoramento mais rigoroso dos riscos da inteligência artificial, à medida que bancos e outras partes do...

Representante dos EUA diz que China “protelou” quando EUA tentaram contato após expansão de controles

O representante de comércio norte-americano, Jamison Greer, disse neste domingo que os EUA buscaram contato com a China por meio de uma ligação telefônica...