back to top
Ao vivo
Ao Vivo TMC
InícioNotíciasPacientes com câncer têm direito a auxílio do INSS;...

Pacientes com câncer têm direito a auxílio do INSS; veja como solicitar

INSS auxilia cerca de 47 mil pessoas diagnosticadas com câncer; neste Outubro Rosa, benefícios que garantem renda durante o tratamento são reforçados pelo órgão

A cada mês, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) consegue auxiliar cerca de 42 mil pessoas com câncer de mama e 5 mil com câncer de colo do útero em todo o país.

O apoio financeiro faz parte das ações da Previdência Social que protegem quem precisa interromper suas atividades por conta do tratamento.

Neste Outubro Rosa, o INSS busca divulgar ainda mais os benefícios disponíveis para pacientes diagnosticados com câncer: o auxílio por incapacidade temporária e a aposentadoria por incapacidade permanente.

Benefício por incapacidade temporária

Quando o tratamento exige o afastamento do trabalho, o paciente pode solicitar o benefício por incapacidade temporária, ou seja, o antigo auxílio-doença.

Para conseguir, é necessário estar em dia com as contribuições ao INSS e comprovar, através de perícia médica, a impossibilidade de exercer a função por mais de 15 dias consecutivos.

No caso de cânceres (neoplasias malignas), é importante prestar atenção em uma exceção importante: não é exigido o período mínimo de 12 contribuições mensais, requisito que vale para outros segurados.

Imagem mostra símbolos de fitas que representam prevenção ao câncer
Foto: Freepik

Aposentadoria por incapacidade permanente

Em situações em que a doença está em estágio avançado ou traz problemas irreversíveis, o paciente pode ter direito à aposentadoria por incapacidade permanente, a antiga aposentadoria por invalidez.

O benefício garante renda contínua a quem não tem mais condições de trabalhar, conforme divulgou a Agência Gov, portal oficial do governo federal.

Além disso, se a pessoa aposentada necessitar de cuidados constantes de outra, assim como prevê a lei, ela pode receber um acréscimo de 25% no valor mensal.

Os pedidos podem ser realizados de forma simples pelo site ou aplicativo Meu INSS, ou ainda pela Central 135.

Etapas para solicitação on-line

  1. Acesse o portal ou aplicativo Meu INSS;
  2. Faça login e clique em “Novo pedido” ou digite “Incapacidade” no campo de busca e selecione “Pedir Benefício por Incapacidade”;
  3. Escolha entre as opções “Temporária” ou “Permanente” e acompanhe o andamento em “Consultar Pedidos”.

Etapas para solicitação do acréscimo de 25%

  1. No Meu INSS, faça login e selecione “Novo pedido”;
  2. Digite “Acréscimo” na busca e clique em “Solicitação de Acréscimo de 25%”;
  3. Acompanhe a solicitação em “Consultar Pedidos”.

Caso o comparecimento presencial seja necessário, o segurado será avisado com antecedência. É importante manter os dados pessoais sempre atualizados (incluindo e-mail e telefone celular) para receber notificações do INSS.

Documentos exigidos

  • CPF do solicitante;
  • Procuração ou termo de representação legal (com documento de identificação e CPF do representante, se houver);
  • Documentos médicos que comprovem a necessidade de assistência permanente de outra pessoa.

Notícias que importam para você

CNH mais barata: governo propõe reduzir até 80% do custo da habilitação

Conseguir a tão sonhada Carteira Nacional de Habilitação (CNH) continua sendo um desafio financeiro para milhões de brasileiros, especialmente nas regiões Norte e Nordeste. Um...

INSS 2025: veja calendário de outubro com as datas de pagamento

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou o cronograma oficial de pagamentos referente a outubro de 2025. Como de costume, as liberações seguem...