Alunos e pais sempre estão atentos a chamada “Semana do Saco Cheio”, que apesar de não ter data fixa em todo o país, normalmente acontece entre os dias 11 e 15 de outubro, variando conforme o calendário letivo de cada rede de ensino. O recesso pode durar até sete dias, funcionando como uma pausa estratégica no segundo semestre. No Distrito Federal, dia 15 de outubro terá aula normalmente segundo o Correio Braziliense.
Aulas em escolas públicas
No Distrito Federal, os alunos da rede pública, não terão aulas nesta segunda (13/10) e terça-feira (14/10) com retorno previsto para a quarta-feira (15/10), segundo consta no calendário escolar de 2025.
O grande recesso escolar acontece em decorrência da soma do Dia das Crianças, dia 12 de outubro, celebrado no dia 13 e do Dia do Professor (15/10), comemorado dia 14 de outubro.
Dia das crianças
O Dia das Crianças é celebrado, no Brasil, no dia 12 de outubro. A escolha desse dia no calendário nacional remonta a 1924, quando o então presidente Arthur Bernardes assinou um decreto que instituía o “Dia da Festa da Criança”, após um projeto de lei ser aprovado no Congresso. A inspiração veio do 3º Congresso Sul-Americano da Criança, realizado no Rio de Janeiro em 1923, que debateu temas como educação, alimentação e desenvolvimento infantil.
Durante o congresso de 1923, foi estabelecido que a data comemorativa deveria coincidir com o dia do Descobrimento da América, também em 12 de outubro. O objetivo, segundo a Agência Senado, era associar simbolicamente a nova geração, as crianças, à chegada de Cristóvão Colombo à América, induzindo todos os países americanos participantes do evento a adotarem a mesma data.

Dia dos Professores
Apesar de ser celebrado no dia 14 de outubro, o dia oficial do professores é 15 de outubro. A mudança foi determinada pela Portaria n.º 1.562, de 25 de novembro de 2024.
A celebração do Dia do Professor acontece no mesmo dia em que a lei que criou o ensino elementar no Brasil, em 1827, foi sancionada. No entanto, a data não é considerada feriado nacional, sendo assim, não está na lista oficial de feriados e pontos facultativos divulgada pelo governo federal.
Feriados restantes em 2025
Até o final do ano, acontecerão, em finais de semana, as celebrações do Dia de Finados, em 2 de novembro que cairá no domingo, e da Proclamação da República, em 15 de novembro, no sábado. Em Brasília, o feriado estadual em homenagem ao Dia do Evangélico, celebrado em 30 de novembro, também coincidirá com o domingo.
Os próximos feriados são o do Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra (20 de novembro) e o Natal (25 de dezembro), que este ano cairão em quintas-feiras.
Veja os feriados que ainda restam em 2025:
- 2/11 (domingo): Finados
- 15/11 (sábado): Proclamação da República
- 20/11 (quinta-feira): Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra
- 25/12 (quinta-feira): Natal