Manter o intestino saudável e regulado é sinônimo de bem-estar, pois ajuda a prevenir diarreia e prisão de ventre, entre outros incômodos. Entretanto, assegurar a saúde da sua flora intestinal vai além disso, visto que o intestino é considerado nosso segundo cérebro.
Ele atua na digestão e nutrição, no fortalecimento das defesas do organismo e influencia até questões ligadas à saúde mental. Estudos indicam que cerca de 95% da serotonina, o chamado hormônio da felicidade, é produzida no intestino. Essa substância influencia não só o estado de ânimo, mas também o sono, o apetite e a sensação geral de equilíbrio.
Um aliado natural da digestão
Pouco conhecido no Brasil, o tamarindo é rico em fibras e compostos naturais que estimulam a digestão, fortalecem a flora intestinal e apoiam até na produção de serotonina.
O fruto possui origem controversa, enquanto alguns estudos apontam a África, especialmente Madagascar, como o berço da espécie, há quem defenda que o fruto é nativo do sul da Ásia, com destaque para a Índia, pois é uma espécie de árvore tropical originária do país.
Benefícios do tamarindo
De acordo com o portal Tudo Gostoso, o tamarindo é reconhecido por suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, graças à presença de vitaminas do complexo B, vitamina C e minerais essenciais. Além disso, seu alto teor de fibras é o principal motivo pelo qual a fruta é amplamente recomendada em casos de constipação intestinal, pois ajuda a acelerar o trânsito intestinal de forma natural.
Na Índia, o tamarindo é tradicionalmente utilizado como laxante natural, inclusive para crianças, pois não tem risco algum. É usado também para náuseas em mulheres grávidas.
Por que o tamarindo ajuda a regular o intestino?
O tamarindo é rico em fibras, chega a ter cerca de 6 gramas a cada 100 gramas, ou seja, o dobro do que se encontra em frutas como a banana, que possui cerca de 3,1 g de fibra.

Além disso, essas mesmas fibras não são digeridas pelo corpo, isto é, passam praticamente intactas pelo sistema digestivo até o intestino. E, dessa forma, auxiliam a formar e eliminar as fezes.
Alternativa eficaz e prática para regular o intestino
A falta de fibras na alimentação é uma das principais causas da constipação intestinal. Por isso, incluir alimentos ricos nesse nutriente é essencial para manter o fluxo intestinal regular. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que adultos consumam, no mínimo, 25 gramas de fibra por dia, o que pode parecer pouco, mas muita gente não consegue bater essa meta, sobretudo por conta da rotina corrida.
Nesse cenário, o tamarindo se destaca como uma alternativa não só eficiente, como também prática.
Tamarindo: muito além do intestino
Além de regular o intestino, o tamarindo possui pectina, um tipo de fibra solúvel que se dissolve em água, o que ajuda no controle do apetite, visto que prolonga a sensação de saciedade. Devido a pectina, o tamarindo também auxilia no controle da glicose e do colesterol. Isso porque retardam a digestão e a absorção de carboidratos, o que evita picos de açúcar no sangue, sendo um aliado no controle da diabetes.
Além disso, essas fibras se ligam a partículas de gordura e açúcar, eliminando parte delas junto ao bolo fecal. O resultado é um melhor equilíbrio dos níveis de glicose e colesterol, contribuindo para uma digestão mais leve e uma saúde cardiovascular mais estável.
Como incluir o tamarindo na rotina
Veja como produzir uma receita simples de suco de tamarindo em casa: