Sabemos que a Inteligência Artificial já ocupou diversos espaços na nossa vida, não imaginamos mais um mundo sem ela. Os aplicativos que querem manter seu público têm que acompanhar a evolução tecnológica. Por isso, o Spotify recentemente integrou o ChatGPT em sua funcionalidade.
Segundo a Revista Oeste, através dessa novidade os usuários do streaming de música podem montar playlists e receber sugestões musicais personalizadas diretamente com comandos no ChatGPT. Essa integração amplia as possibilidades dentro da plataforma, tornando a experiência musical muito mais dinâmica e personalizada para cada ouvinte. Essa mudança ocorreu no início de outubro, dia 06.
Vale ressaltar que a integração analisa dados como a biblioteca do usuário, os artistas que ele é fã e, sobretudo, o histórico de reprodução para gerar respostas e recomendações sob medida para o ouvinte. A partir disso, a IA é capaz de montar playlists ou sugerir faixas de acordo com o estilo e preferências musicais de cada pessoa.
Leia também: Trend da foto de casal: veja os melhores prompts para usar no Gemini
Como funciona a integração entre Spotify e ChatGPT?
O processo é simples e rápido, basta o usuário iniciar uma conversa no ChatGPT e enviar um comando específico para o Spotify, por exemplo: “Crie uma playlist de viagem para minha ida a Montreal”. Nesse momento, o ChatGPT solicitará a autorização para conectar a conta.
Além disso, você precisa aceitar os termos de integração entre as plataformas e retornar ao ChatGPT para receber sugestões e playlists personalizadas com base nas atividades do Spotify. Dessa forma, seu aplicativo de música já está configurado para receber playlists personalizadas.

O que a integração entre Spotify e ChatGPT oferece?
O grande destaque dessa parceria é a possibilidade de criar playlists totalmente personalizadas e receber recomendações de faixas e podcasts por meio de comandos de texto. A ferramenta permite que o usuário descreva o tipo de música que deseja ouvir, seja para relaxar, treinar ou viajar e o ChatGPT gera listas com base nisso, tornando a experiência musical mais prática e adaptada ao momento.
As playlists criadas podem ser abertas diretamente no aplicativo do Spotify, e as sugestões também aparecem em widgets no próprio chat, tornando a experiência mais dinâmica e intuitiva.
Leia também: Projeto do Piauí sobre IA é selecionado para prêmio da Unesco em disputa internacional
Vale a pena usar a integração entre Spotify e ChatGPT?
A integração, apesar de acompanhar o uso de IA em streamings, e usufruir da praticidade, não é inédita dentro do Spotify, como demonstra a existência da AI Playlist. Mas vale a pena para quem prefere uma experiência diferente na hora de ouvir uma música ou podcast.
Como qualquer novidade tecnológica, a integração ainda pode apresentar pequenos ajustes e imprecisões nas primeiras recomendações. No entanto, a tendência é que o sistema se torne cada vez mais preciso conforme o uso aumenta, dessa forma melhorar a curadoria musical ao longo do tempo.
Quais outras ferramentas que ampliam a personalização?
Vale lembrar que a nova integração está disponível para todos os usuários do Spotify, tanto na versão gratuita quanto na Premium, o que amplia o alcance do recurso. Porém se você estiver em busca de um nível maior de personalização na suas playlists pode recorrer a aplicativos complementares.
Entre eles, o PlaylistAI se destaca por criar playlists altamente segmentadas com base em inteligência artificial, enquanto o Stats.fm permite acompanhar estatísticas detalhadas sobre as músicas e artistas mais ouvidos ao longo do tempo.
O Spotify ao acompanhar o desenvolvimento do uso de IA na nossa vida se consolida como uma plataforma cada vez mais personalizada e interativa, um reflexo direto da evolução da inteligência artificial aplicada ao entretenimento musical.