O Barcelona está enfrentando uma crise crescente de lesões enquanto se prepara para receber o Girona pelo Campeonato Espanhol no sábado, uma semana antes do aguardado confronto do El Clasico com o Real Madrid no Santiago Bernabéu.
A equipe de Hansi Flick está sem oito jogadores no time titular, sendo o atacante Robert Lewandowski a baixa mais recente.
O atacante polonês voltou da seleção com uma ruptura muscular na coxa, juntando-se a Dani Olmo, Gavi, Lamine Yamal, Fermín López, Raphinha, Joan Garcia e Marc-Andre ter Stegen.
Essas ausências representam mais de 30% do elenco principal do Barcelona, com o clube perdendo jogadores em um ritmo alarmante, tendo sofrido até 10 lesões desde agosto.
O momento não poderia ser pior para os catalães, que estão sofrendo derrotas consecutivas: para o PSG (2 x 1) na Liga dos Campeões e uma humilhante derrota por 4 x 1 para o Sevilla na LaLiga antes do intervalo internacional.
Garcia, Ter Stegen e Gavi ainda estão a meses de retornar após cirurgias no joelho, enquanto Lewandowski e Olmo (panturrilha) também devem perder o El Clasico.
O clube continua otimista em relação a Yamal e López, que voltaram a treinar na quarta-feira e podem até estar disponíveis para enfrentar o Girona no sábado, já que ambos estão cada vez mais próximos da plena forma física após lesões na virilha.
O maior ponto de interrogação gira em torno de Raphinha, que sofreu um revés em sua recuperação após sofrer uma lesão no tendão durante uma partida contra o Oviedo há três semanas e foi descartado do confronto de sábado.
O Real Madrid também não está isento de problemas de contusão ao se preparar para a curta viagem até Getafe no domingo.
O defensor Dean Huijsen está sofrendo uma pequena ruptura na panturrilha esquerda, sofrida contra o Villarreal há duas semanas, e sua situação ainda não está clara.
Inicialmente diagnosticada como uma distensão, a lesão agora ameaça sua disponibilidade para os próximos jogos do Real, incluindo o El Clasico.
A equipe de Xabi Alonso está ainda mais enfraquecida com a ausência de outros quatro defensores, já que Dani Carvajal, Trent Alexander-Arnold, Antonio Ruediger e Ferland Mendy também estão fora.
O Real Madrid lidera a classificação da LaLiga com 21 pontos, dois à frente do Barcelona. O Villarreal é o terceiro colocado com 16 pontos, um à frente do Real Bétis, a quem recebe em um confronto acirrado no sábado.
O Atlético de Madri de Diego Simeone, em quinto lugar e empatado com outras três equipes com 13 pontos, receberá o Osasuna, 12º colocado, no sábado.