Com a derrota por 2 a 0 para Grêmio na última quinta-feira (16), o São Paulo perdeu mais uma oportunidade de somar pontos na briga por uma vaga na próxima edição da CONMEBOL Libertadores e viu a porcentagem de chances cair para 11%.
O estudo feito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) leva em consideração as chances da equipe paulista ficar entre os seis primeiros colocados. Vale lembrar que apenas os quatro primeiros garantem vaga direta para a fase de grupos, enquanto o quinto e sexto vão para a fase prévia do torneio.
O time do técnico Hernan Crespo vem de uma sequência indigesta na temporada com apenas uma vitória e seis derrotas nos últimos sete jogos, sendo cinco deles pelo Campeonato Brasileiro. De acordo com a UFMG, para um clube garantir a vaga direta no torneio sul-americano basta conquistar 66 pontos.
Neste caso, o Tricolor do Morumbi terá uma sequência de confrontos diretos nos próximos três jogos: Mirassol, Bahia e Vasco. A equipe do interior paulista é a quarta colocada com 49 pontos, o Tricolor Baiano é o sexto com 43 pontos e o clube carioca é nono com 36 pontos, dois a menos que o São Paulo.
Para se classificar, o Tricolor precisará voltar a vencer na competição e também contar com a sorte. Isso porque, caso Flamengo ou Palmeiras vençam a Libertadores deste ano e Cruzeiro ou Fluminense a Copa do Brasil, o G-6 viraria G-8, possicao que o clube está nesse momento.