back to top
Ao vivo
Ao Vivo TMC
InícioCiência e TecnologiaWhatsApp lança recurso com IA para quem tem rotina...

WhatsApp lança recurso com IA para quem tem rotina corrida

Novo Resumo de Mensagens usa inteligência artificial para sintetizar conversas longas e facilitar a vida de quem não tem tempo de ler tudo

Hoje em dia ninguém mais consegue imaginar o dia sem o aplicativo de conversas, WhatsApp. Por isso, o app que faz parte da Meta confirmou o lançamento de uma das atualizações mais aguardadas do ano: o “Resumo de Mensagens”.

Essa ferramenta utiliza inteligência artificial para sintetizar automaticamente conversas extensos, é ideal para aquelas pessoas que possuem uma rotina corrida que impossibilita acompanhar grupos e conversas.

Segundo a Revista Crusoé, a atualização está disponível desde 13 de outubro. A novidade promete agilizar a leitura e melhorar a experiência de uso sem comprometer a privacidade dos usuários.

Como funciona a nova funcionalidade?

O “Resumo de Mensagens” utiliza uma tecnologia chamada Processamento Privado. O que possibilita à IA identificar e destacar os principais trechos das conversas, vale lembrar que o recurso funciona para conversas individuais e em grupos. A tecnologia usada consegue fazer o resumo do chat sem acessar ou armazenar o conteúdo.

Leia também: Trend da foto de casal: veja os melhores prompts para usar no Gemini

A funcionalidade pode ser ativada nas configurações do aplicativo. E o próprio usuário escolhe quais conversas serão processadas pela ferramenta.

Homem branco segurando um celular em uma mão e na outra o símbolo do WhatsApp.
Crédito Freepik

Privacidade em primeiro lugar

A privacidade continua sendo fundamental para o uso do WhatsApp, não só para a Meta, que preza pela privacidade dos usuários, quanto para os próprios usuários. As mensagens permanecem protegidas por criptografia de ponta a ponta, e nem a Meta nem o próprio WhatsApp têm acesso aos conteúdos originais ou aos resumos gerados.

Vale ressaltar que também é possível habilitar a opção de “privacidade avançada de conversas”, garantindo que determinados chats não sejam resumidos automaticamente.

Leia também: Nova função do Spotify com ChatGPT pode mudar o seu jeito de escutar música

Deixei acumular mensagens, e agora?

Diversos brasileiros não possuem o tempo ideal para acompanhar conversas individuais ou em grupo no WhatsApp, devido a rotina intensa, seja por trabalho, afazeres domésticos, etc. Como consequência, o aplicativo possui um acúmulo de mensagens, o que pode gerar não só desgaste, como também ansiedade.

Com o crescimento constante das notificações e grupos ativos, o novo Resumo de Mensagens do WhatsApp promete ser um verdadeiro alívio. A ferramenta, movida por inteligência artificial, cria um resumo automático das conversas, permitindo que o usuário entenda o essencial sem precisar abrir cada chat.

Além de economizar tempo, o recurso chega como uma resposta direta da Meta à sobrecarga digital enfrentada por milhões de pessoas. Ele é especialmente útil para profissionais e empreendedores. Visto que dependem do WhatsApp para se comunicar com clientes e equipes, mas não conseguem acompanhar o volume de mensagens em tempo real.

Quando o Resumo de Mensagens do WhatsApp vai chegar para todos os usuários?

A função começou a ser liberada em português no Brasil. E deve ser expandida para outros idiomas e países ainda em 2025. Isto é, o lançamento está sendo feito de forma gradual, garantindo que o recurso funcione com estabilidade antes de chegar a todos os usuários.

A Meta também adiantou que o WhatsApp deve receber novas ferramentas de IA nos próximos meses, o que reforça o plano da Meta de transformar o aplicativo de mensagens em uma plataforma completa para comunicação e produtividade, sem abrir mão da privacidade e segurança.

Notícias que importam para você

Morre Chen-Ning Yang, físico chinês vencedor do Nobel que desafiou as leis da física

Laureado em 1957, cientista revolucionou a compreensão sobre partículas elementares e foi um dos nomes mais influentes da física moderna.

ChatGPT com conteúdo erótico; OpenAI anuncia novo “modo adulto”

O CEO da OpenAI, Sam Altman, afirmou na terça-feira (14/10), que o ChatGPT vai ser capaz de gerar conteúdo erótico para adultos verificados a...

Enem: MEC lança app gratuito com simulados e correção de redação; saiba como usar

Criado para ajudar os vestibulandos, o MEC Enem traz simulados, plano de estudos e correção de redação com IA para uma preparação até a prova