back to top
Ao vivo
Ao Vivo TMC
InícioBrasilA um dia de deixar o STF, Barroso pede...

A um dia de deixar o STF, Barroso pede sessão para votar sobre descriminalização do aborto

A análise do tema está suspensa desde setembro de 2023, quando a então ministra Rosa Weber, já aposentada, apresentou voto favorável à descriminalização do aborto até a 12ª semana de gestação

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso solicitou, nesta sexta-feira (17), a realização de uma sessão virtual extraordinária para retomar o julgamento sobre a descriminalização do aborto no Brasil.

A análise do tema está suspensa desde setembro de 2023, quando a então ministra Rosa Weber, já aposentada, apresentou voto favorável à descriminalização do aborto até a 12ª semana de gestação.

O pedido de Barroso ocorre a um dia de sua saída do Supremo. O ministro anunciou aposentadoria antecipada e deixará a Corte neste sábado (18).

O processo foi apresentado pelo PSOL em 2017. O partido argumenta que a criminalização da interrupção da gravidez até a 12ª semana viola princípios constitucionais, como a dignidade da pessoa humana, e atinge de forma desproporcional mulheres negras e de baixa renda.

Notícias que importam para você

Eminência de guerra na Venezuela pode melar negociações entre Brasil e EUA?

Professor de relações internacionais explica a situação da Venezuela ante movimentações do Brasil para reduzir tarifas impostas pelos EUA

Adeus taxa da mala de mão? Câmara pode votar projeto que muda regras dos voos

Proposta proíbe cobrança por bagagem de mão em voos domésticos e internacionais e transforma em lei um direito hoje previsto apenas em norma da Anac.

Brasil lidera desinformação sobre vacinas na América Latina e concentra 40% das fake news no Telegram, aponta estudo da FGV

Entre as fake news mais comuns, estão alegações de que vacinas provocam morte súbita, alteram o DNA ou causam Aids