O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou nesta sexta-feira (17) o ex-presidente Jair Bolsonaro a realizar um almoço em comemoração aos 15 anos de sua filha, Laura Bolsonaro, neste sábado (18).
A decisão atendeu a um pedido da defesa do ex-presidente, que cumpre prisão domiciliar desde 4 de agosto, por determinação do próprio Moraes. O evento poderá ocorrer entre 9h e 18h, na residência de Bolsonaro, em Brasília.
Com a autorização, Bolsonaro poderá receber amigos da filha, a senadora Damares Alves (Republicanos-DF) e outros convidados próximos à família. Moraes determinou, no entanto, que todos os veículos dos visitantes sejam revistados pela equipe de policiais penais responsáveis pela vigilância da casa.
O ex-presidente está em prisão domiciliar por decisão relacionada a um inquérito que apura articulações contra o governo brasileiro, supostamente envolvendo o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e autoridades ligadas ao ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
No mês passado, a Primeira Turma do STF condenou Bolsonaro a 27 anos e três meses de prisão no processo referente à trama golpista investigada pela Corte.
A autorização para a celebração marca o primeiro evento familiar permitido desde o início do cumprimento da medida cautelar.