Ao vivo
Ao Vivo TMC
InícioPolíticaLula trava escolha pro STF após pressão de Alcolumbre,...

Lula trava escolha pro STF após pressão de Alcolumbre, mas bastidores dizem: “a toga já tem dono”

Decisão sobre novo ministro do Supremo deve sair só após viagem de Lula; bastidores indicam que o nome de Messias segue firme

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu adiar o anúncio do novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). A decisão veio após uma reunião no Palácio da Alvorada, com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP).

Apesar da pausa estratégica, dentro do Planalto o clima é de que se trata apenas de um anúncio pró-forma. O atual advogado-geral da União, Jorge Messias, continua sendo o favorito para ocupar a cadeira deixada no STF.

Messias, pernambucano de 45 anos, comanda a Advocacia-Geral da União (AGU) desde 2023 e é visto como um nome técnico e conciliador.

Quem é Jorge Messias

Formado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e doutor pela Universidade de Brasília (UnB), Messias é servidor de carreira desde 2007. Já foi subchefe jurídico da Presidência, secretário do MEC e consultor jurídico dos ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia.

Ganhou notoriedade em 2016, quando seu nome apareceu em uma conversa entre Dilma Rousseff e Lula, durante a Operação Lava Jato.

Membro da Igreja Batista Cristã de Brasília, Messias é apontado por aliados como alguém capaz de dialogar com diferentes alas políticas — um trunfo valioso em tempos de tensão entre os Poderes.

Nos bastidores, o clima é de espera: Lula ainda não bateu o martelo, mas os sinais indicam que a toga já tem dono.

Notícias que importam para você

Embaixada dos EUA está sem criticar o Brasil há um mês, desde “química” Trump-Lula

A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil está há exato um mês sem criticar as instituições brasileiras, como o...

STF publica condenação de Bolsonaro e avança mais uma etapa para pena de 27 anos

Após publicação do texto final do julgamento, prazo para defesa apresentar recursos que questionam eventuais omissões e contradições

Valdemar na mira do STF: Moraes reabre investigação que pode colocar presidente do PL na trama golpista

Durante seu voto, Moraes citou Valdemar ao julgar o mérito da denúncia envolvendo Carlos Cesar Moretzsohn Rocha, presidente do Instituto Voto Legal (IVL) e um dos réus no núcleo 4