Os eleitores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) poderão “fazer o L” mais uma vez nas eleições de 2026. Isso porque ele confirmou que concorrerá ao quarto mandato. A declaração foi dada ao lado do presidente da Indonésia, Prabowo Subianto, enquanto ambos falavam com a imprensa, na manhã desta quinta-feira (23/10), pelo horário de Brasília.
“Quero te dizer que vou completar 80 anos, mas pode ter certeza que tenho a mesma energia de quando eu tinha 30. E vou disputar um quarto mandato no Brasil. Estou lhe dizendo isso porque ainda vamos nos encontrar muitas vezes”, afirmou Lula, sob aplausos de Subianto.
Agenda na Indonésia
Lula cumpre agenda na Indonésia, com intuito de fortalecer relações diplomáticas e ampliar o comércio brasileiro para o Sudeste Asiático. Esta é a primeira visita de um presidente brasileiro ao país, deste 2008.
Leia mais: Lula e presidente da Indonésia querem avançar em acordo com Mercosul
Entre as ações discutidas, o compromisso dos dois países para o avanço nas negociações do Acordo de Comércio Preferencial Mercosul-Indonésia até o final da presidência brasileira do bloco.
Pelas redes sociais, Lula disse que a Indonésia é parceira estratégica do Brasil, justamente pelo fato de ser o quarto país mais populoso do mundo, com população estimada em mais de 280 milhões de habitantes.
Possível encontro com Trump
Na próxima sexta-feira (24), Lula tem encontro marcado com o secretário-geral da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean), o cambojano Kao Kim Hourn. A sede da entidade fica na capital da Indonésia.
À tarde, Lula embarca para Kuala Lumpur, na Malásia. Lá, a programação inclui participações na cúpula da Asean e no encontro de líderes do Leste Asiático (EAS), além de um possível encontro com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, mas ainda não confirmado.