Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioPolíticaCongresso, cheguei: Dino determina que emendas se enquadrem em...

Congresso, cheguei: Dino determina que emendas se enquadrem em regras para 2026

Em despacho publicado nesta quinta-feira (23/10), o ministro do STF exige que emendas municipais e estaduais estejam enquadradas nas regras de transparência e rastreabilidade

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino determinou que a execução de emendas parlamentares aprovadas por deputados estaduais e vereadores de 2026 só poderá iniciar após a demonstração de que estão cumprindo as regras fixadas pela Corte sobre transparência e rastreabilidade.

Em despacho publicado nesta quinta-feira, 23, Dino inaugurou uma nova fase no processo sobre emendas, com foco nos Estados e municípios.

Ele notificou órgãos municipais e estaduais para que adotem as providências necessárias para adequar os processos legislativos e orçamentários ao modelo federal de transparência e rastreabilidade, “assegurando sua plena observância a partir de 1º de janeiro de 2026”.

Leia mais: Governo arrecada “auxílio aluguel” para países pobres na COP30

Uma nova audiência de acompanhamento será realizada em março com representantes dos Tribunais de Contas dos Estados, do DF e dos municípios, dos ministérios públicos de Contas e dos ministérios públicos dos Estados e do DF.

Na ocasião, de acordo com Dino, deverão ser apresentados “os primeiros resultados das medidas de conformidade das emendas parlamentares estaduais, distritais e municipais – quando existentes – ao modelo federal de transparência e rastreabilidade derivado da Constituição Federal e das decisões do Plenário desta Corte”.

Dino anunciou a nova fase na audiência de contextualização realizada na Corte com representantes da Advocacia-Geral da União (AGU), das advocacias do Senado e da Câmara, do Tribunal de Contas da União (TCU) e outros órgãos e entidades para discutir os avanços no cumprimento da decisão que declarou o “orçamento secreto” inconstitucional em 2022. Dino é relator da ação, movida pelo PSOL.

“Nós vamos inaugurar uma nova etapa, uma vez que a jurisprudência do Supremo determina que, neste caso, o modelo federal é de observância obrigatória pelos entes subnacionais”, disse ele.

Por Agência Estado

Notícias que importam para você

Só se for da família! STF forma maioria para manter nomeações de parentes em cargos políticos

A discussão voltou ao Supremo após um recurso que contesta uma lei municipal de Tupã (SP), criada em 2013, que proibiu a contratação de parentes de autoridades locais

STF define regras para devolução do ICMS cobrado nas contas de luz; veja quem tem direito

Solicitação para a restituição do ICMS cobrado indevidamente nas contas de luz foi liberada pelo STF em todo o Brasil

Flávio Bolsonaro sente “inveja” e sugere que EUA ataque embarcações com drogas no Rio

Desde 2 de setembro, as forças de Operações Especiais dos Estados Unidos vêm realizando ações letais contra embarcações suspeitas de transportar drogas, sob ordem de Trump