O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 está cada vez mais próximo e os participantes já podem consultar o Cartão de Confirmação de Inscrição, disponibilizado na última quinta-feira (23) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
O documento pode ser acessado na Página do Participante e informa número de inscrição, local de prova, data, horário e, quando aplicável, o direito a atendimento especializado ou ao uso do nome social. As informações são do Governo Federal.

Datas e aplicação das provas
As provas serão aplicadas pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do Inep, nos dias 9 e 16 de novembro, em todo o Brasil.
Leia também: Pesquisa do Butantan padroniza nomenclatura de vírus da dengue
No primeiro domingo, os participantes farão as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e a Redação. No segundo, será a vez de Ciências da Natureza e Matemática, com 45 questões por área.
Em algumas cidades do Pará (Belém, Ananindeua e Marituba), as provas ocorrerão em 30 de novembro e 7 de dezembro por conta da realização da COP30, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que acontecerá na capital paraense no mesmo período do exame.
Nesses municípios, o Cartão de Confirmação também será liberado depois do prazo nacional.
Apoio na preparação
Para auxiliar os estudantes na reta final, o MEC lançou o aplicativo MEC Enem – o Simuladão do Enem. A plataforma oferece simulados por área de conhecimento, correção automática de redações, vídeos, apostilas e até um assistente virtual para tirar dúvidas.
Além disso, uma parceria com o YouTube resultou em uma série de videoaulas sobre redação publicadas no canal do MEC e no YouTube Edu. O conteúdo vai de interpretação de texto até a construção de argumentos e o domínio das competências avaliadas.
Materiais de estudo
O Inep também disponibilizou a nova edição da cartilha “A Redação do Enem 2025 – Cartilha do(a) Participante”, que explica os critérios de correção e apresenta exemplos de textos bem avaliados no Enem 2024.
Leia também: Guia lista 7 medidas para adolescentes usarem a internet de forma segura e responsável
Porta de entrada para o ensino superior
Criado há mais de duas décadas, o Enem se tornou a principal via de acesso ao ensino superior no Brasil. O desempenho no exame permite a participação em programas como o Sisu, o Prouni e o Fies, além de ser aceito por diversas instituições públicas e privadas.
Poucos sabem, mas as notas também podem ser utilizadas em processos seletivos de universidades portuguesas conveniadas ao Inep.
