Uma aposentada de 68 anos caiu em um golpe e perdeu R$ 19 mil após contratar um empréstimo consignado em Porteirinha, no Norte de Minas, na quinta-feira (23/10). No mesmo dia em que o dinheiro caiu na conta, ela recebeu uma ligação de uma suposta gerente de banco oferecendo “ajuda” para corrigir parcelas — e acabou enganada.
O golpe do “ajuste das parcelas”
Segundo a Polícia Militar, a idosa contou que contratou um crédito de R$ 21 mil, com parcelas mensais de R$ 531,30. Poucas horas depois, uma mulher ligou dizendo ser gerente do banco e afirmou que, por erro no sistema, as seis primeiras parcelas seriam de R$ 1.531. A golpista então “ofereceu ajuda” para manter todas as parcelas no valor original, pedindo que a vítima seguisse orientações para supostamente corrigir o contrato.
O golpe em ação
Confiando na ligação, a aposentada fez transferências conforme as instruções e só depois percebeu que havia sido enganada. Quando conferiu o extrato, os R$ 19 mil do empréstimo haviam sumido. Ela imediatamente acionou o banco e procurou a delegacia para registrar o boletim de ocorrência.
Investigação e alerta
A Polícia Civil vai investigar o caso, mas até o momento ninguém foi preso. Casos semelhantes têm se tornado cada vez mais comuns, especialmente entre aposentados e pensionistas. Especialistas alertam: bancos nunca pedem transferências ou códigos por telefone.
Golpes contra idosos crescem no interior de Minas
De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública, o número de golpes financeiros contra idosos aumentou 32% no estado em 2025. O contato telefônico e aplicativos de mensagem são os meios mais usados pelos criminosos.
Por O Tempo
