Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioBrasilLula altera plano de hospedagem na COP30

Lula altera plano de hospedagem na COP30

Após descartar navio da Marinha, governo busca nova alternativa de hospedagem para o presidente e sua comitiva durante a conferência em Belém

O Palácio do Planalto anunciou, neste sábado (25), que o governo vai redefinir o esquema de hospedagem do presidente Lula e de sua comitiva durante a COP30, marcada para ocorrer em Belém (PA) entre 10 e 21 de novembro de 2025. A mudança foi decidida após uma avaliação técnica concluir que o navio da Marinha, inicialmente cogitado para abrigar o presidente, não atende aos padrões de segurança e conforto exigidos.

Em nota, o Planalto informou que a Casa Civil busca uma alternativa “adequada, segura e compatível com os parâmetros legais”, ressaltando que a nova opção não incluirá acomodações de luxo. O contrato deve ser formalizado nos próximos dias, mas o governo ainda não informou se a hospedagem será em outra embarcação ou em um imóvel em terra.

A decisão ocorre em meio à escassez e ao aumento expressivo dos preços da rede hoteleira em Belém, consequência da alta demanda provocada pelo evento. Em setembro, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, chegou a afirmar que o governo acionaria judicialmente os estabelecimentos que praticassem preços abusivos durante a conferência da ONU.

A COP30 reunirá chefes de Estado e autoridades internacionais para debater metas climáticas. Com isso, o governo brasileiro pretende consolidar a imagem do país como liderança global nas políticas de preservação da Amazônia e na transição energética.

Notícias que importam para você

Fórmula 1: vitória de Norris no México muda disputa do título e pressiona Piastri

No domingo passado (26/10), Lando Norris, Charles Leclerc e Max Verstappen terminaram no pódio após disputa acirrada no Grande Prêmio do México

Segurança que matou cliente de adega é preso em Arujá

A Polícia Civil de São Paulo (PC-SP) prendeu, em Arujá, na Grande São Paulo, David Ferreira, de 45 anos....

Lotofácil: três vencendores dividem prêmio de R$ 2 milhões

Como a Lotofácil não acumulou, o próximo sorteio terá o valor do prêmio estimado em R$ 1,8 milhão