As fortes chuvas que caíram no México deixaram pelo menos 21 pessoas mortas e outras desaparecidas, informaram as autoridades nesta sexta-feira, provocando deslizamentos de terra, cortando a energia elétrica em alguns municípios e fazendo com que os rios transbordassem.
Autoridades de proteção civil do Estado de Hidalgo registraram 16 mortes e disseram que pelo menos 1.000 casas e centenas de escolas foram afetadas.
O governador do Estado de Puebla, Alejandro Armenta, disse que pelo menos três pessoas morreram em deslizamentos de terra e outras cinco foram dadas como desaparecidas. Autoridades registraram mais duas mortes no Estado de Veracruz.
“Estamos trabalhando para apoiar a população, abrir estradas e restaurar os serviços elétricos”, disse a presidente Claudia Sheinbaum em uma postagem no X.
Ela compartilhou fotos de equipes de emergência carregando suprimentos enquanto caminhavam por ruas inundadas até os joelhos.
O Ministério da Defesa informou que enviou mais de 5.400 pessoas para ajudar a monitorar, limpar e retirar pessoas das áreas afetadas.
Enquanto isso, as tempestades Raymond e Priscilla despejam chuvas na península da Baja California e na costa oeste do Pacífico do país.
Reuters – tradução da Redação Brasília