Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioBrasilO que é a "Operação Contenção", que mobiliza a...

O que é a “Operação Contenção”, que mobiliza a polícia e MP no combate ao crime organizado?

Governo do Estado mobilizou 2.500 policiais civis e militares em operação conjunta com promotores do Ministério Público Estadual

O governo do Rio de Janeiro realiza nesta terça-feira (28/10) uma megaoperação nos complexos do Alemão e da Penha para combater o avanço do Comando Vermelho na região que abriga 26 comunidades.

Ao todo, a chamada Operação Contenção mobiliza 2.500 policiais civis e militares e conta também com a participação de promotores do Ministério Público Estadual.

A operação, segundo o governo do Estado, é resultado de mais de um ano de investigação, com mandados de busca e apreensão e de prisão obtidos pela Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE). Segundo o governo, a ação “visa capturar lideranças criminosas do Rio e de outros estados e combater a expansão territorial do Comando Vermelho”.

Leia mais: Crise do metanol completa um mês com alerta para falsificação de bebidas

De acordo com o governo, dois homens foram presos e um fuzil apreendido na Rua Uranos logo no início da operação. Na sequência, a operação contabilizou 23 detidos.

A megaoperação tem apoio de aparato tecnológico, como drones, além de dois helicópteros, 32 blindados terrestres e 12 veículos de demolição do Núcleo de Apoio às Operações Especiais da PM

Ambulâncias do Grupamento de Salvamento e Resgate também fazem parte da mobilização.

“Estamos atuando com força máxima e de forma integrada, para deixar bem claro que quem exerce o poder é o Estado. Os verdadeiros donos desses territórios são os cidadãos de bem, trabalhadores. Seguiremos firmes na luta contra o crime organizado”, disse o governador Cláudio Castro.

Notícias que importam para você

Pondé: bandido sequestra, assalta e bate, mas pode ouvir da esquerda que é vítima

Colunista da TMC não poupou o presidente Lula e questionou como um adulto ainda acredita no "absurdo" de que o criminoso é a vítima

Rafael Chocolate leva “chocolate” da Justiça e terá que pagar R$ 50 mil por pegadinhas

Justiça de Pernambuco entendeu que o influenciador Rafael Chocolate expôs pessoas, sem qualquer autorização, em vídeos publicados nas suas redes

Polícia admite erro que levou mulher inocente à prisão por roubo de farmácia

A Polícia Civil do Rio de Janeiro admitiu um erro no processo de reconhecimento que levou à prisão de uma mulher. O caso aconteceu depois que a jovem foi acusada de roubar uma farmácia. A prisão aconteceu porque uma funcionária da farmácia teria reconhecido a mulher por foto. Contudo, as investigações comprovaram que a mulher não tinha nenhuma ligação com o crime. O caso expõe uma falha no sistema de reconhecimento, um processo criticado por entidades de direitos humanos e especialistas. Após rever o processo, a polícia admitiu a falha e informou que vai corrigir o inquérito. Já a Defensoria Pública acompanha a situação e exige mais rigor para que prisões injustas não voltem a acontecer. Agora, a expectativa é que a Justiça analise o pedido de liberdade bem rápido para que a mulher inocente seja solta nos próximos dias.