O governador do Rio de Janeiro, Claudio Castro (Republicanos), concedeu coletiva de imprensa na manhã desta quarta-feira (29/10) na sede do governo e confirmou a atualização do número de mortos da “Operação Contenção” para 119 pessoas. No evento, Castro falou sobre o pedido de “empréstimo” ao Governo Federal para o uso de um blindado da Marinha.
“O blindado da Marinha tem capacidade para passar por cima das barricadas, e aquilo era fundamental para que o policial não fosse alvo. Por isso que os blindados foram pedidos. Isso é pensando em técnica, em estratégia e nós somos proibidos de compra esse tipo de blindado porque são de uso exclusivo de Forças Nacionais”, disse Castro.
Segundo o político, o pedido para o uso do blindado foi negado por três vezes pelo Governo Federal. Em resposta, o Ministério da Defesa informou que o pedido do governador foi encaminhado à Marinha em janeiro, mas que, de acordo com a Advocacia-Geral da União (AGU), o auxílio só poderia ser concedido com a decretação de uma GLO, medida que depende de autorização presidencial.
“Não vamos ficar chorando. Se não da pra contar com o apoio, a gente foi e fez a nossa operação sendo um sucesso, tirando a perca da vida dos policiais. Se da pra ajudar, ajuda. se não da? a gente toca a vida”, completou.
O que é a GLO
A Garantia da Lei e da Ordem é um instrumento excepcional que permite o uso das Forças Armadas em situações de grave perturbação da ordem pública. Nesses casos, os militares (Exército, Aeronáutica e Marinha) passam a atuar com poder de polícia, em caráter temporário, para apoiar as forças de segurança locais.
