Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioLifestyleÁgua com gás ou soda? Saiba qual é a...

Água com gás ou soda? Saiba qual é a diferença e por que o sabor muda

Apesar de serem parecidas, a água com gás e a soda possuem composições bem diferentes; saiba como distingui-las para aproveitar cada sabor

dúvida entre água com gás e soda vai muito além do paladar. Por mais que as duas compartilhem o mesmo elemento responsável pelas bolhas (ou seja, o dióxido de carbono), suas composições são distintas e fazem a diferença no sabor, na versatilidade e no uso culinário.

Leia também: Psicologia explica o que está por trás de quem ajuda o garçom a retirar os pratos da mesa

Enquanto a água com gás é apreciada por sua leveza e neutralidade, a soda se destaca por seu gosto mais marcante e levemente salgado. Saber diferenciá-las pode transformar totalmente a experiência, conforme mostra o site Correio Braziliense.

O que muda entre elas

água com gás nada mais é do que água mineral acrescida de gás carbônico, seja naturalmente, seja por adição industrial. Seu sabor neutro a torna ideal para hidratação, para acompanhar refeições e até para dar aquele toque de leveza a massas de panqueca ou tempurá.

Bebida gaseificada com limão
Entenda como é a composição de cada uma das duas bebidas (Foto: Freepik)

Leia também: Sua geladeira faz barulhos à noite? Entenda o que os ruídos significam

Sua versatilidade é alta. Um exemplo clássico de uso é a simples combinação de água com gás e limão.

Já a soda possui sais minerais como bicarbonato e, às vezes, cloreto de sódio. Esses não tão pequenos detalhes alteram o sabor, deixando o gosto mais intenso e com um leve toque salgado.

Por isso, ela aparece com frequência em coquetéis e também em receitas que pedem uma distinção maior de sabores, como o clássico vinho tinto com soda. Sua produção é sempre industrial, criando tais contrastes e trazendo frescor.

Bebidas em receitas

Já na gastronomia, essas diferenças precisam ser consideradas. A soda realça o sabor de ingredientes e fica mais presente em misturas refrescantes, enquanto a água com gás mantém o frescor e a neutralidade, perfeita para quem busca equilíbrio.

Leia também: Pão na chapa cada vez mais caro: preço do café da manhã pode variar até 540% em padarias de São Paulo

No fim das contas, escolher entre água com gás e soda vai depender da intenção. É para realçar os sabores ou simplesmente preservar a suavidade? A composição te ajuda.

Notícias que importam para você

Segurar o “pum” em público faz mal? Entenda os riscos de reter gases no corpo

Soltar gases é uma função fisiológica e necessária, reter o “pum” pode parecer uma boa ideia diante de uma situação constrangedora

Sobremesa de 10 minutos? Aprenda a fazer brownie cremoso direto na frigideira

Feito em poucos minutos, com ingredientes simples, ele entrega o mesmo sabor caseiro e a cremosidade do original, sem precisar de forno.

Aprenda a fazer o petisco de batata que combina com qualquer ocasião

Um petisco perfeito para servir em qualquer ocasião, seja como acompanhamento de lanches ou como aperitivo em reuniões com amigos