Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioBrasilPolícia do RJ diz que 42 dos 99 mortos...

Polícia do RJ diz que 42 dos 99 mortos identificados tinham mandados de prisão

Operação Contenção causou a morte de 121 pessoas, das quais 78 tinham histórico criminal, segundo governo do estado

Em entrevista coletiva nesta sexta-feira (31/10), a cúpula da segurança pública do Rio de Janeiro divulgou a lista de nomes de 99 mortos já identificados e que foram alvo da Operação Contenção, na terça (28/10).

Destes 99, dos 121 mortos na ação na Zona Norte do Rio, 42 tinham mandado de prisão pendente. E 78 tinham histórico criminal, de acordo com o secretário de Polícia Civil, Felipe Curi.

Leia mais: MPRJ faz perícia independente em vítimas da Operação Contenção

Segundo Curi, ainda não é possível saber se esses mandados pendentes haviam sido expedido nesta operação ou anteriormente. 

A Operação Contenção cumpriu 20 dos 100 mandados de prisão que motivaram a ação. Além disso, ao menos outras 15 pessoas que eram alvos dessas ordens judiciais foram mortas durante a ação, segundo a Polícia Civil e a Secretaria de Segurança Pública. 

Ao todo, foram feitas 113 prisões. Segundo Curi, as demais prisões foram feitas em flagrante e todas as prisões foram mantidas após audiência de custódia. 

Principal alvo, Edgar Alves de Andrade, conhecido como Doca, segue foragido. Ele é considerado o principal chefe do Comando Vermelho que não está preso. 

Entre as prisões mais importantes feitas está a do operador financeiro de Doca, o que, segundo o secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, Victor Santos, associado à apreensão de HDs e outros materiais, vai contribuir para a investigação sobre lavagem de dinheiro do Comando Vermelho. 

A dificuldade na identificação está também no fato de algumas das pessoas mortas serem de outros estados. Segundo Curi, até o momento, 40 pessoas identificadas são de outros estados como Pará, Amazonas, Bahia, Ceará, Paraíba, Goiás, Mato Grosso e do Espírito Santo. 

Por Agência Brasil

Notícias que importam para você

Lula inaugura obras em Belém e participa de eventos ligados à COP30

Presidente vai permanecer na capital paraense até o dia 7, último dia da cúpula de chefes de Estado na conferência

Atos em quatro estados pedem justiça por mortos na operação policial no Rio

Protestos no Rio, São Paulo, Brasília e Maranhão criticaram ação com 121 mortes e pediram investigação independente

Mega da Virada 2025: R$ 1 bilhão em jogo com novas regras da Caixa

Mudança aumenta percentual do prêmio principal e amplia horário das apostas em todo o país