Por Marcello Oliveira
O setor automotivo viveu dias intensos nesta semana. Enquanto a Audi mostrou seis lançamentos de uma só vez durante o Audi Driving Experience, no Circuito Panamericano, em Indaiatuba (SP), a Omoda estreou no país apostando alto na eletrificação acessível.
Do desempenho brutal dos V8 e elétricos de alta performance à economia exemplar dos híbridos, a semana foi um retrato fiel do novo momento da indústria: força e eficiência energética agora correm lado a lado.
Audi apresenta seis SUVs e mostra poder de portfólio
A marca das quatro argolas revelou nada menos que seis modelos de uma só vez — Q5, Q5 Sportback, SQ5, SQ5 Sportback, SQ6 Sportback e RSQ8 — reforçando seus espírito de liderança entre os SUVs de luxo no Brasil.
O SQ6 Sportback e-tron é o símbolo da nova era elétrica da Audi. Montado sobre a plataforma PPE (Plataforma elétrica premium), o SUV entrega 517 cv e 80,9 kgfm de torque, garantindo aceleração de 0 a 100 km/h em 4,3 segundos. A tração quattro é 100% elétrica e a autonomia pode chegar a 428 km, com recarga de 10% a 80% em apenas 20 minutos em pontos ultrarrápidos. Tudo isso envolto em um design fluido, interior com som Bang & Olufsen 3D, head-up display de realidade aumentada e suspensão pneumática adaptativa que ajusta o carro à estrada ou ao modo de condução. Na pista, é o tipo de veículo que transforma silêncio em adrenalina. Preço: R$ 684.990.
Já o RSQ8 continua sendo o topo da cadeia alimentar entre os SUVs da marca. O motor V8 4.0 biturbo rende 640 cv e 86,6 kgfm de torque, alcançando 100 km/h em 3,6 segundos — uma façanha para um utilitário de mais de duas toneladas. É o SUV mais potente já produzido pela Audi no país, e combina brutalidade mecânica com acabamento de luxo artesanal. O preço dele também está no topo da lista: R$ 1.339,990.
Completando o pacote, os Q5 e Q5 Sportback chegam com novas linhas e mais conectividade, enquanto o SQ5 e o SQ5 Sportback apostam no equilíbrio entre sofisticação e emoção.
Sob o capô, o motor 3.0 V6 TFSI turbo entrega 367 cv e acompanhado da tração integral quattro e câmbio automático de oito velocidades. O conjunto leva o SUV aos 100 km/h em 4,5 segundos, com ronco encorpado e dirigibilidade afiada.









Omoda estreia no Brasil com foco em eficiência e tecnologia
Do outro lado da pista, a Omoda fez sua estreia nacional com dois modelos híbridos, posicionando-se como uma alternativa moderna para quem busca consumo inteligente e tecnologia por um preço competitivo.
O Omoda 5 HEV traz motor 1.5 turbo combinado a um sistema elétrico que entrega 204 cv e 30,4 kgfm de torque. O desempenho é convincente: 0 a 100 km/h em 7,9 segundos, segundo o fabricante. O modelo chega por R$ 159.990 e oferece visual futurista, central multimídia generosa e pacote de segurança com piloto automático adaptativo e frenagem autônoma.
Já o Omoda 7 PHEV, híbrido plug-in, vai além. O conjunto gera 279 cv, acelera de 0 a 100 km/h em cerca de 8,4 segundos e roda até 60 km apenas com energia elétrica — autonomia total combinada que pode chegar a 1.200 km, unindo motor a combustão e baterias recarregáveis na tomada. É a aposta da marca para oferecer mobilidade eletrificada sem depender totalmente das estações de recarga.
Os preços variam entre R$ 254.990 e R$ 279.990, segundo a fabricante.
Duas estratégias, um mesmo caminho: o futuro
Audi e Omoda representam lados distintos de uma mesma revolução.
Enquanto a alemã reforça o topo com performance e luxo, a chinesa chega apostando em acessibilidade e eficiência. Ambas sinalizam que o mercado brasileiro está mais diversificado e tecnológico do que nunca.
O consumidor agora pode escolher entre o silêncio instantâneo dos motores elétricos ou a economia inteligente dos híbridos.
De um jeito ou de outro, é o futuro da mobilidade que acelera cada vez mais forte nas ruas do país.
