A megaoperação Contenção, classificada como a mais letal da história do Rio de Janeiro, recebeu apoio majoritário dos moradores de favelas, segundo pesquisa AtlasIntel divulgada nesta sexta-feira (31/10).
De acordo com o levantamento, 88% dos moradores de comunidades da cidade do Rio afirmaram aprovar a ação das forças de segurança. A desaprovação entre esse grupo foi de 12,1%, enquanto apenas 0,3% disseram não saber opinar.
Em nível nacional, o apoio também é alto: 80,9% dos moradores de favelas em todo o Brasil disseram aprovar a operação, contra 19,1% que desaprovam.
O contraste é maior quando se compara com o restante da população. Entre os brasileiros que não vivem em comunidades, 51,8% aprovam e 45,4% desaprovam a operação. Na cidade do Rio, o padrão se repete: 55% dos demais moradores apoiam a ação, enquanto 40,5% são contrários.
A pesquisa da AtlasIntel foi realizada entre os dias 29 e 30 de outubro de 2025, com 1.089 entrevistados em diferentes regiões do país. O levantamento tem nível de confiança de 95% e margem de erro de três pontos percentuais.

