Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioPolíticaBrasil e China negociam fim de bloqueio de chips...

Brasil e China negociam fim de bloqueio de chips que ameaça montadoras

Após embargo da Nexperia, governo chinês estuda liberar exportações para montadoras brasileiras

O vice-presidente e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, afirmou neste sábado (01/11) que a China abrirá canais de diálogo com a indústria automotiva brasileira para evitar o desabastecimento de chips usados na produção de veículos no país.

Segundo Alckmin, o embaixador chinês no Brasil, Zhu Qingqiao, informou que Pequim vai analisar autorizações especiais para exportação de semicondutores a empresas brasileiras afetadas pelo bloqueio de embarques da fabricante Nexperia, subsidiária da chinesa Wingtech.

“Seguindo as orientações do presidente Lula, vamos seguir o caminho do diálogo com nossos parceiros, gerando emprego, renda e oportunidades compartilhadas”, escreveu o vice-presidente na rede social X (antigo Twitter).

O que é a atual crise dos chips?

O problema teve início em outubro, quando o governo da Holanda assumiu o controle da Nexperia, o que levou Pequim a bloquear as exportações da empresa. A medida interrompeu o fornecimento de semicondutores para o setor de autopeças no Brasil, gerando o risco de paralisação das montadoras.

Em nota, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) comemorou o avanço nas negociações e destacou que o governo chinês “concordou em analisar pedidos de exceção ao embargo”.

A entidade afirmou que as empresas brasileiras poderão solicitar as autorizações por meio da embaixada do Brasil em Pequim ou diretamente ao Ministério do Comércio da China. A licença será concedida caso a caso, após avaliação técnica das autoridades chinesas.

A medida, segundo a Anfavea, pode evitar o desabastecimento de autopeças e garantir a continuidade da produção automotiva no país, um dos setores mais afetados pela escassez global de chips nos últimos anos.

Por Reuters

Notícias que importam para você

Mauro Cid passa por audiência no STF antes de começar a cumprir pena

Ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro foi condenado a dois anos de prisão em regime aberto

Semana começa com mutirão racial e termina com julgamento do núcleo de Bolsonaro no STF

O Judiciário brasileiro começa novembro com uma pauta intensa e simbólica. Em homenagem ao Mês da Consciência Negra, o...

Juiz da Lava Jato é afastado após suposto furto de champanhes em SC

TRF-4 suspendeu Eduardo Appio por 120 dias após investigação da Polícia Civil de Santa Catarina