A Arábia Saudita prepara um estádio de aproximadamente 46 mil lugares para a Copa do Mundo de 2034, que ficará nas alturas, a 350 metros acima do nível do mar. Chamado NEOM Stadium, o projeto tem inauguração prevista para 2032 e faz parte do The Line, proposta de criar uma cidade em linha reta.
O planejamento de criar uma cidade seguindo uma única linha é um dos mais ousados da arquitetura contemporânea e tem a expectativa de superar os 170km de extensão, com apenas 200 metros de largura, em uma estrutura de prédios espelhados e energia totalmente renovável, sem emissões de carros.
Entre os 15 estádios previstos para serem reformulados ou criados, o NEOM promete ser o “mais único do mundo”, de acordo com a candidatura da Arábia Saudita para o mundial do futebol. Informações da imprensa internacional avaliam o projeto em US$ 8,8 trilhões — o equivalente a R$ 47 trilhões na cotação atual do dólar.
Como deve ser o estádio NEOM?

Ainda segundo a candidatura do país à FIFA, o espaço contará com tecnologia de ponta para jogadores, torcedores e transmissões — incluindo portões eletrônicos de entrada, transmissão em 4K Ultra HD e outros recursos avançados.
O estádio ficará em um bairro voltado ao esporte, ao lado do Distrito de Saúde e Bem-Estar e da Universidade, com fácil acesso a partir de múltiplos níveis da The Line, no noroeste da Arábia Saudita.
Assim como o restante da cidade, tem a previsão de ser operado 100% com energia renovável, gerada principalmente por fontes eólica e solar. Os sistemas de transporte serão totalmente elétricos, além do incentivo aos deslocamentos a pé a partir do modelo urbano de acessibilidade.
O estádio da Arábia Saudita vai ficar no topo de um arranha-céu?
O NEOM Stadium terá um campo localizado a mais de 350 metros de altura, vistas deslumbrantes e um teto formado pela própria cidade, proporcionando uma experiência sem igual aos torcedores.
Nos últimos meses, as redes sociais se encheram de vídeos especulativos sobre como seria a possível construção. Um deles viralizou, mostrando um estádio que estaria preso ao topo de um arranha-céu. No entanto, essa informação não é verdadeira.
Isso porque o projeto da cidade linear já será construído a cerca de 500 metros acima do nível do mar, o que deixaria o estádio de futebol acima do solo, mas ainda assim abaixo das construções da cidade. A expectativa é que os torcedores consigam enxergar a cidade ao olhar para o teto da arena.
O que acontecerá com o estádio após a Copa?
Segundo o portal Click Petróleo e Gás, o início das construções está previsto para 2027, com conclusão em 2032. Mesmo antes e depois da Copa do Mundo da FIFA 2034, o estádio será um marco da The Line, funcionando como o centro do programa esportivo e de estilo de vida ativo da cidade.
Além disso, pretende abrigar clubes profissionais masculinos e femininos de futebol, servindo como uma base emblemática para o time, torcedores e projetos comunitários, além de receber outros grandes eventos como shows e festivais.
