A primeira semana do mês, entre os dias 2 e 8 de novembro, traz efeitos do fenômeno La Niña, além dos resquícios da frente fria da semana passada na região Sudeste do país. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o mês será marcado pela variabilidade em relação à chuva no Brasil.
Região Norte
De acordo com o Canal Rural, em relação às precipitações da região Norte, áreas de instabilidade deverão se concentrar no Amazonas, Acre, norte de Rondônia, sul de Roraima e sudoeste do Pará. No Amazonas, os volumes podem superar 100 mm. Em contraste, o acumulado de chuva não deve ultrapassar os 10 mm no Amapá, Tocantins e no norte e leste do Pará.
Leia também: Brasil terá 10 dias seguidos de chuvas fortes; veja regiões mais afetadas
Já as temperaturas estão previstas para ficar 1,5 °C acima da média ao longo do mês, especialmente no Pará, no oeste do Amazonas e na região central de Roraima, onde as médias podem ser superiores a 28 °C. Na semana, as chuvas devem diminuir o efeito do calor.
Região Nordeste
Boa parte do litoral segue com chuvas isoladas para esta semana, especialmente áreas da costa da Bahia, Sergipe e Alagoas, além de pancadas isoladas no centro-norte do Maranhão. A umidade relativa do ar pode ficar mais baixa também, entre 20% e 30%.
Por sua vez, os termômetros devem ficar acima da média em todos os estados, podendo ultrapassar 28 °C. Mesmo com as chuvas, algumas áreas próximas ao litoral devem seguir com temperaturas elevadas, oscilando entre 23 °C e 28 °C.
Região Centro-Oeste
Chuvas bem avançando mais ao sul do Mato Grosso, enquanto o Mato Grosso do Sul espera ainda grandes volumes de chuva, bem como aumento das pancadas de precipitação no sul de Goiás e no Distrito Federal.
Leia também: Conheça a cidade brasileira que neva como se fosse na Europa
Devem predominar temperaturas médias acima da média para o mês de novembro, com médias que podem superar 26 °C especialmente em todo o estado do Mato Grosso, noroeste do Mato Grosso do Sul e oeste de Goiás.
Região Sudeste

Apesar dos baixos índices de umidade relativa do ar para o interior de São Paulo e Minas Gerais, a região deve seguir com bastante chuva ao longo da semana, seguindo a linha iniciada da semana anterior.
Temperaturas médias entre 20 ºC e 22 ºC seguem em grande parte de Minas Gerais e no leste de São Paulo. O oeste do estado paulista enfrenta termômetros entre 22 ºC e 25ºC, bem como nos estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo.
Região Sul
Por fim, a região Sul enfrenta mais chuvas na parte oeste, especialmente no Paraná, mas umidade relativa do ar mais baixa do que o regular.
Para as temperaturas, grande parte do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, além da região central do Paraná, apresentam médias entre 17 °C e 22 °C. Na faixa litorânea, os termômetros devem permanecer próximas da média.
