Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioBrasilIBGE: pela 1ª vez, menos da metade das famílias...

IBGE: pela 1ª vez, menos da metade das famílias brasileiras têm filhos

Pela primeira vez na história, menos da metade (42,0%) das famílias do país são formadas por casais com filhos, no primeiro Censo, em 2000, esse número era de 56,4%

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou o recorte do Censo 2022. A análise aponta que a composição familiar brasileira mudou. Pela primeira vez na história menos da metade (42,0%) das famílias do país são formadas por casais com filhos, no primeiro Censo, em 2000, esse número era de 56,4%.

O número de casais sem filhos cresceu indo de 13,0% em 2000 para 24,1% (ou 13,9 milhões) em 2022. De 2000 para 2022, o percentual desse tipo de composição recuou de 56,4% para 42,0% do total de famílias (ou 24,3 milhões, em 2022).

Leia também: Enem 2025: Conheça as regras para a prova de redação que acontece neste domingo (09/11)

Famílias brasileiras

De acordo com o IBGE, das 72,3 milhões de unidades domésticas recenseadas, ou seja a totalidade das famílias e domicílios que foram pesquisados no censo, em 2022, 13,6 milhões (ou 18,8%) eram de pessoas que viviam sozinhas.

Já 58 milhões (ou 79,8%) eram de lares formados por duas ou mais pessoas com parentesco, em diferentes configurações.

O levantamento também apontou que entre as unidades domésticas formadas por parentes, 94,5% eram formados por apenas uma família, enquanto 5,5% abrigavam famílias conviventes, ou seja, formadas pela família principal, responsável pela unidade doméstica, e por um ou mais núcleos familiares secundários.

Leia também: Lula transfere capital do Brasil para Belém durante a COP30

Casais sem filhos

Segundo o IBGE, essa é a primeira vez, desde 2000, que as famílias únicas ou conviventes principais formadas por casais com filhos representam menos da metade do total de famílias do país.

Im,agem colorida de crianças brincando
crianças brincando. Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

Mulheres chefes de casa

O levantamento mostrou que o Brasil tem aproximadamente 7,8 milhões de mulheres que cuidam dos filhos sem a presença do marido ou de parentes. Em 2000, essa composição representava 11,6% das famílias, já em 2022, subiu para 13,5%.

Leia mais: Lula classifica operação no Rio como “desastrosa” e defende investigação independente

Já no caso de homens sem cônjuge e com filhos, teve o percentual elevado de de 1,5% para 2,0%, atingindo a marca de 1,2 milhão.

Outros dados da pesquisa

De acordo com o governo, “os resultados estão desagregados também por idade, sexo, cor ou raça, grandes grupos de religiões declaradas, nível de instrução e classes de rendimento per capita, e estarão disponíveis para Brasil, grandes regiões, estados e municípios e outros recortes geográficos compostos a partir de municípios”.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Mito das passagens baratas? Veja 3 medidas das cias aéreas que não baixaram os preços

Desde 2017, mudanças significativas foram impostas aos passageiros, sob a justificativa de criar tarifas mais baratas, mas dados da Anac mostram alta de 25% até 2024

Rio amanhece sem vias obstruídas após chuva de tiros, bombas e morte de ao menos 64

Operação mobilizou as polícias Civil e Militar contra criminosos do Comando Vermelho, nos complexos da Penha e do Alemão

STJ anula condenação e manda soltar acusado pelo crime da 113 Sul

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu nesta terça-feira (14) anular a condenação de Francisco Mairlon Aguiar, um dos...

Desabamento causado por possível explosão deixa 2 mortos e 10 feridos em Olinda (PE)

Defesa Civil informou que o desabamento pode ter acontecido em decorrência de uma explosão, provavelmente provocada por vazamento de gás