Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioBrasilCâmara aprova ampliação da licença-paternidade de 5 para 20...

Câmara aprova ampliação da licença-paternidade de 5 para 20 dias com salário integral

O objetivo é garantir mais tempo de convivência entre pais e filhos recém-nascidos, estimulando a divisão equilibrada dos cuidados familiares

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (04/11) o projeto de lei que amplia a licença-paternidade de 5 para 20 dias, com pagamento integral. O texto, de autoria do Senado, retorna agora para nova análise após alterações feitas pelo relator Pedro Campos (PSB-PE).

A ampliação será feita de forma gradual em quatro anos:

  • 10 dias nos dois primeiros anos;
  • 15 no terceiro;
  • 20 no quarto.

O objetivo é garantir mais tempo de convivência entre pais e filhos recém-nascidos, estimulando a divisão equilibrada dos cuidados familiares.

Segundo Campos, o envolvimento paterno precoce está ligado a benefícios como o aumento do aleitamento materno e a redução da depressão pós-parto. “A presença do pai nos primeiros dias é essencial para toda a família”, afirmou.

O projeto permite ainda que o benefício seja dividido em dois períodos, e amplia o prazo em um terço para crianças com deficiência. O pagamento será integral para pais empregados pela CLT ou trabalhadores avulsos.

Deputados da oposição alertaram para o impacto econômico da medida, especialmente para pequenas empresas. Já os defensores da proposta destacaram o avanço social e o fortalecimento da família.

A licença-paternidade foi incluída na Constituição de 1988, mas até hoje não havia sido regulamentada de forma ampla.

Notícias que importam para você

Rio corta floresta amazônica

Quase metade da Amazônia Legal é formada por áreas protegidas, diz estudo da IBGE na COP30

Espaço representa praticamente um quarto (27,46%) de todo o território brasileiro
Imagem mostra caminhão branco parado no meio de uma rodovia. O para-brisa do veículo tem uma avaria, com um buraco no canto superior esquerdo.

PM encontra explosivo falso em caminhão atravessado no Rodoanel

Nas primeiras horas desta quarta-feira (12/11), Artesp informou que o condutor teria sido vítima de assalto seguido de sequestro
STF mantém suspensão de lei que regulamenta mototáxi em São Paulo e libera serviço

STF mantém suspensão de lei que regulamenta mototáxi em São Paulo e libera serviço

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta segunda-feira (10/11) manter a suspensão da lei do estado de São Paulo que regulamentou...