Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioBrasilComo está Nayara Rodrigues, amiga de Eloá que sobreviveu...

Como está Nayara Rodrigues, amiga de Eloá que sobreviveu ao crime?

O Estado reconheceu irregularidades no caso Eloá e obrigou o pagamento de uma indenização para Nayara Rodrigues



Em 2008, o sequestro que culminou com a morte de Eloá Cristina Pimentel chocou o Brasil. Mas há outra história por trás do trágico crime: a de Nayara Rodrigues, amiga de Eloá, que também foi mantida refém.

Nayara sobreviveu ao crime e, durante o processo, chegou a falar com a mídia. Mas desde então, passou a viver uma vida marcada pela dor, reconstrução e discrição.

Quem é Nayara e por que ela também foi feita refém

De acordo com o Ibahia, em outubro de 2008, Eloá convidou Nayara e dois colegas para irem a sua casa em Santo André, no Grande ABC, em São Paulo, para um trabalho escolar.

Foi então que o ex‑namorado de Eloá, Lindemberg Alves, invadiu o apartamento e manteve as jovens em cárcere privado. O sequestrador chegou a liberar dois rapazes que estavam com Nayara e Eloá no dia.

Durante a ação, Nayara chegou a ser libertada, mas ainda voltou ao local após intervenção da polícia. Ela foi baleada no rosto durante o momento final da operação. Felizmente, recuperou-se dos ferimentos.

Como está Nayara 17 anos após o crime

Segundo o Correio 24 Horas, hoje, Nayara mantém uma rotina reservada e longe dos holofotes. Segundo apurações, ela se formou em engenharia e vive no ABC paulista. Há poucas informações sobre sua vida pessoal, pois optou pela privacidade.

Em 2018, a Justiça reconheceu falhas no comando policial durante o sequestro e condenou o Estado de São Paulo a indenizar Rodrigues em R$ 150 mil.

Lindemberg Alves após morte de Eloá | Foto: Reprodução / YouTube

O que aconteceu com Lindemberg Alves

Lindemberg Alves Fernandes foi condenado a 98 anos e 10 meses de prisão pelos crimes de homicídio qualificado, cárcere privado, tentativa de homicídio e disparo de arma de fogo.

O julgamento ocorreu em fevereiro de 2012, no Fórum de Santo André. A sentença reconheceu que Alves agiu de forma premeditada e sem chance de defesa para Eloá Cristina Pimentel, morta com um tiro na cabeça durante a invasão policial.

De acordo com o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), o réu permanece em regime fechado em unidade prisional do estado.

O TJSP registrou também que Lindemberg cumpriu parte da pena e que poderá ter o regime diminuído após o cumprimento de dois quintos da condenação.

Novo documentário da Netflix: do que se trata?

A Netflix lançou o documentário Caso Eloá – Refém ao Vivo, nesta quarta-feira (12), que revisita o sequestro de Eloá que terminou tragicamente com sua morte.

A produção apresenta arquivos inéditos, depoimentos de familiares e pessoas próximas, além de reconstruções dos eventos que lotaram as manchetes nacionais.

Eloá era estudante, vivia em Santo André e estava os com amigos quando o crime ocorreu. Sua vida segue como símbolo de debates sobre violência contra as mulheres, mídia e impunidade.

Leia: Netflix lança documentário do caso Eloá; saiba os detalhes

Como será o documentário?

Dirigido por Cris Ghattas e produzido pela Paris Entretenimento, o documentário traz uma abordagem de “true crime” em que o foco não é apenas o evento, mas os bastidores, a cobertura da mídia, erros policiais e o impacto na vida de quem sobreviveu ao cárcere.

A produção tenta revisitar o que ficou de fora da narrativa pública original com uma reflexão sobre como se dá a construção do espetáculo da violência em tempo real.

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Escombros de casa destruira pelo tornado no Paraná

Tornado no Paraná: cidade vira zona de guerra e governo envia comboio aéreo para resgate

Fenômeno raro no Brasil deixou cenário de destruição em Rio Bonito do Iguaçu; ventos chegaram a 250 km/h.
A fotografia, capturada em um ambiente de rua, numa comunidade, mostra um grupo de homens, alguns deles detidos, sendo conduzidos por policiais militares.

Rio amanhece sem vias obstruídas após chuva de tiros, bombas e morte de ao menos 64

Operação mobilizou as polícias Civil e Militar contra criminosos do Comando Vermelho, nos complexos da Penha e do Alemão
Avião da Gol voando

Mito das passagens baratas? Veja 3 medidas das cias aéreas que não baixaram os preços

Desde 2017, mudanças significativas foram impostas aos passageiros, sob a justificativa de criar tarifas mais baratas, mas dados da Anac mostram alta de 25% até 2024
Homem caminha em rua alagada devido a chuva forte

Ciclone em SP: Defesa Civil alerta para tempestades e ventos de até 115 km/h no fim de semana

O fenômeno deve intensificar o avanço de uma frente fria e, somado ao calor pré-frontal, pode gerar tempestades severas, com risco de granizo, raios e rajadas de vento extremas