Ao Vivo TMC
Ao Vivo TMC
InícioBrasilCOP30: conheça o dicionário com os principais termos e...

COP30: conheça o dicionário com os principais termos e siglas da conferência do clima

NDC, blue zone, green zone, transição energética, saiba o que cada um desses termos significa para que você possa acompanhar as discussões que ocorrem em Belém

Por Maria Fernanda Viana

A 30ª Conferência das Partes (COP30), a mais alta cúpula da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (UNFCCC), começou nesta segunda-feira (10/11), em Belém (PA)

O Brasil recebe delegações de 170 países para discutir maneiras de conter o aquecimento global e problemas climáticos até o dia 21 de novembro. O evento também marca o lançamento do Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF), iniciativa do governo brasileiro que visa incentivar a conservação ambiental criando um sistema internacional de pagamento para países que preservam suas florestas para ajudar na absorção de carbono e no clima. 

Além disso,  a grande discussão sobre a COP30 será sobre a evolução dos avanços referentes à NDCS (Contribuições Nacionalmente Determinadas), que são discutidas a cada cinco anos. Esses foram alguns dos compromissos assumidos no Acordo de Paris, que há 10 anos estabeleceu o objetivo de limitar o aquecimento global a menos de 2ºC. 

Leia mais: Como funcionam as negociações na COP30 e o que o Brasil espera do encontro em Belém?

Confira abaixo o dicionário com os principais temas que estarão na mídia durante a COP30. 

  • 1,5°C: limite estabelecido no Acordo de Paris, em 2015, para limitar o aumento da temperatura até 2050 em comparação ao período industrial. 
  • Acordo de Paris: adotado durante a COP21 em substituição ao Protocolo de Kyoto, tem o  objetivo de limitar o aumento da temperatura média global a menos de 2°C. 
  • Adaptação climática: ações e projetos que possam gerar  impactos que impeçam o avanço do aquecimento global e adaptarem as sociedades para as possíveis mudanças de econômicas e climáticas
  • Agenda de Ação: sistema que visa implementar a mobilização de governos, empresas e organizações sociais nas soluções climáticas. 
  • Artigo 6: seção do Acordo de Paris que incentiva a cooperação internacional para reduzir emissões por meio da comercialização de créditos de carbono. 
  • Aquecimento global: aumento da temperatura média do planeta relacionado às atividades humanas e concentração de gases de efeito estufa.
  • Blue Zone: palco onde ocorrem as negociações oficiais da Cúpula dos Líderes e dos pavilhões nacionais. 
  • CMA: encontro das partes que financiam o que foi protocolado no Acordo de Paris nas COPs. 
  • Convenção do Clima (UNFCCC): Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, aberta para assinatura no Rio de Janeiro, durante a Eco-92, e entrou em vigor em 1994. Tem a meta de reconhecer que os países mais poluentes devem adotar maiores esforços para reduzir suas emissões . 
  • Combustíveis fósseis: principais fontes de energia responsáveis pelas emissões de gases de efeito estufa (petróleo, carvão e gás natural). 
  • COP (Conferência das Partes): principal fórum global sobre o clima, reúne países para discutir a implementação de compromissos climáticos.
  • Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF): lançado oficialmente na quinta-feira (6/11), é uma iniciativa do governo brasileiro que busca incentivar a conservação ambiental com o objetivo de criar um sistema internacional de pagamento para países que preservam suas florestas. 
  • Gases de Efeito Estufa (GEE): gases que absorvem e emitem radiação infravermelha, retendo calor na atmosfera e contribuindo para o aquecimento global. 
  • Green Zone: pavilhão onde ocorrem eventos da sociedade civil, instituições e líderes globais. 
  • GST (Balanço Global): apresentado pela primeira vez na COP28, em Dubai, é o balanço global que avalia o processo dos países no cumprimento das metas climáticas. 
  • INC (Comitê Intergovernamental de Negociação): comitê criado pela ONU em 1990 para redigir o texto da UNFCCC.
  • NDC (Contribuições Nacionalmente Determinadas): metas climáticas apresentadas por cada país a cada cinco anos.
  • Protocolo de Kyoto: assinado em 1997, é um acordo internacional que estabeleceu metas para redução de emissão dos países. Em vigor em 2005.
  • Redução das Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal (REDD+): mecanismo da ONU que recompensa países em desenvolvimento pela redução de emissões relacionadas ao desmatamento florestal. 

MAIS LIDAS

Notícias que importam para você

Tornado no Paraná: cidade vira zona de guerra e governo envia comboio aéreo para resgate

Fenômeno raro no Brasil deixou cenário de destruição em Rio Bonito do Iguaçu; ventos chegaram a 250 km/h.

Mito das passagens baratas? Veja 3 medidas das cias aéreas que não baixaram os preços

Desde 2017, mudanças significativas foram impostas aos passageiros, sob a justificativa de criar tarifas mais baratas, mas dados da Anac mostram alta de 25% até 2024

Rio amanhece sem vias obstruídas após chuva de tiros, bombas e morte de ao menos 64

Operação mobilizou as polícias Civil e Militar contra criminosos do Comando Vermelho, nos complexos da Penha e do Alemão

STJ anula condenação e manda soltar acusado pelo crime da 113 Sul

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu nesta terça-feira (14) anular a condenação de Francisco Mairlon Aguiar, um dos...